WWW.SISUTEC.MEC.GOV.BR – CURSOS TÉCNICOS, INSCRIÇÃO, SISUTEC MEC
WWW.SISUTEC.MEC.GOV.BR – A partir de 2013, os alunos que realizaram o Enem 2012 possuem mais uma oportunidade de continuar os estudos. Além de concorrerem às vagas do ensino superior das universidades brasileiras, eles poderão optar pelas vagas em cursos técnicos, oferecidos tanto por instituições públicas como pelas privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica.
As oportunidades para os formados nessa modalidade de ensino têm crescido nos últimos anos no país. Para aproveitar, portanto, é preciso se inscrever no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – Sisutec, através do site http://sisutec.mec.gov.br. A inscrição é gratuita e exclusivamente pela Internet. As inscrições que iniciaram no dia 6 de agosto seguem até o dia 12 do mesmo mês.
Como funciona a inscrição no SISUTEC
Os interessados em concorrer às vagas para cursos técnicos devem acessar o Sisutec e escolher até duas opções, sendo que a primeira escolha é a prioritária. Isto é, se na hora da seleção a nota do aluno for boa o suficiente para ele conseguir a vaga na primeira opção escolhida, automaticamente ele será destinado a ela.
Além disso, até o último dia das inscrições, os candidatos podem alterar suas opções e apenas alunos que realizam as provas do Enem 2012 podem se inscrever. É preciso informar o número de inscrição e a senha utilizados.
Os candidatos também devem escolher se querem concorrer às vagas destinadas aos alunos do ensino médio em instituições públicas ou privadas como bolsista integral. Outra forma é optar pelas vagas destinadas a negros, pardos e indígenas que tenham estudo em escolas públicas ou em particulares com bolsa integral.
Seleção do SISUTEC MEC
Das vagas, 85% delas são aos alunos que realizaram do ensino médio em escolas públicas ou privadas como bolsista integral. 50% das vagas das instituições federais servem aos alunos com famílias de renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, que estudaram na rede pública ou em escolas privadas com bolsa integral.
Já aos negros, pardos e indígenas que desejam estudar nas instituições federais será destinado percentual, por curso e turno, correspondente à população, de acordo com o IBGE. Assim, ao final das inscrições, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, automaticamente, vai fazer a seleção dos candidatos melhores classificados em cada curso, conforme nota do Enem.
Também haverá duas chamadas dos selecionados, como já ocorre no Sisu e, em cada uma delas, os candidatos terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição.