WIKIPEDIA.ORG FORA DO AR – PROTESTO CONTRA PROJETO SOPA E PIPA
WIKIPEDIA.ORG – Contra os projetos de lei antipirataria dos Estados Unidos, o SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect Intellectual Property Act), o fundador do Wikipédia, Jimmy Wales, anunciou que o site ficaria fora do ar em protesto. De acordo com Jimmy, nas 24 horas do dia 18 de janeiro de 2012, a Wikipédia ficaria fora do ar. Quem acessasse a página do site via um comunicado da fundação sobre os dois projetos.
O texto na capa do site dizia: “Imagine um mundo sem conhecimento livre. Por mais de uma década, gastamos milhões de horas construindo a maior enciclopédia da história da humanidade. Neste momento, o Congresso dos Estados Unidos está debatendo uma legislação que poderia prejudicar fatalmente a internet livre e aberta. Por 24 horas, para chamar a atenção sobre o assunto, estamos realizando um apagão na Wikipédia”.
Tanto o SOPA, projeto em discussão na Câmara americana, quanto o PIPA, que corre no Senado, visam o bloqueio de sites que compartilham conteúdo sem direitos autorais, dando o poder ao governo americano para retirar domínios do ar.
No dia seguinte ao black-out do Wikipédia, foi analisado o tráfego comparando-o com um dia normal, e que apesar das páginas estarem fora do ar o site registrou um número considerável de acessos. A suposição é de que os internautas tenham acessado o site por curiosidade, devido à grande divulgação da campanha.
A página também teve o apoio de outras fundações na internet como Google, Facebook, Twitter, eBay e Fundação Mozilla. Essas grandes empresas da internet haviam ameaçado realizar um apagão em protesto às leis, mas ainda não aderiram à manifestação semelhante ao da Wikipédia. Já o Google, fez uma ação de solidariedade. Em sua página em inglês, o site escreveu: “Diga ao Congresso: Por favor, não censure a rede”.