VANTAGENS DO TESTE DE LINGUINHA PARA BEBÊS
As vantagens de fazer o teste da linguinha para bebês são inúmeras e por isso mesmo o procedimento é obrigatório em recém-nascidos, desde o primeiro semestre de 2014. O teste serve para diagnosticar a chamada língua presa, o que é detectada por uma alteração no frênulo – a membrana que liga a língua ao assoalho da boca, popularmente chamada de freio.
A lei exige que o teste da linguinha seja feita por profissionais de saúde em todas as maternidades no país. O que motivou a criação dessa lei foi, principalmente, a verificação de um significativo número de atendimentos a crianças mais velhas com problemas de fala por falta de diagnóstico precoce.
O procedimento é rápido e simples, sendo que entre as suas vantagens está ainda o fato de, ao verificar alteração no frênulo, ser possível perceber que o bebê também tem dificuldades de sucção e deglutição, os quais prejudicam a correta amamentação. Especialistas na área explicam que a criança até consegue abocanhar o mamilo com a disfunção, porém, o desempenho na mamada não é mais adequado.
Dessa forma, o bebê pode gastar energia para sugar o leite materno, exigindo intervalos constantes. O resultado disso pode ser a dificuldade em ganhar peso. Já a médio e longo prazos, a criança que sofrer do problema, mas não for diagnosticada precocemente, pode ter dificuldade na fala e/ou na mastigação.
Entenda as vantagens do teste da linguinha para bebês
O teste da linguinha deve ser gratuito em todas as maternidades, assim como já acontece com o teste da orelhinha, do olhinho e do pezinho. Embora a correção na membrana possa ser realizada mais tarde, é na maternidade ainda o momento ideal, inclusive, quando ofrênulo é muito curto e impede ao bebê pegar o peito para se alimentar.
Além disso, o procedimento é rápido e praticamente indolor quando é se trata somente de uma membrana fina. Porém, quando a membrana se torna mais fibrosa, isto é, quando a criança cresce, é necessária uma pequena sutura após o pique, sendo a recuperação rápida. Já quando o problema não atrapalha a amamentação, é necessário que a criança seja reavaliada por um fonoaudiólogo antes de começar a função da mastigação.
O mesmo é importante quando começar a falar, para que seja logo detectado se há ou não alteração e/ou ausência na articulação de alguns fonemas.Quanto à incidência, um levantamento mostrou que em São Paulo a cada 100 bebês, 15% apresentavam disfunção no frênulo lingual.
Outra vantagem do teste da linguinha para bebês é que quando o freio de língua é muito curto e não é corrigido a tempo, pode trazer consequências negativas para o seu desenvolvimento sensório motor oral. Isso pode ocorrer, inclusive, entre o zero e dois anos de idade.
E aí, tudo em dia com os exames de saúde do seu bebê? Lembre-se de que a saúde dele depende de você!