VANTAGENS DA DIREÇÃO HIDRÁULICA
As vantagens da direção hidráulica não se restringem apenas à praticidade e conforto na hora de dirigir, indo um pouco mais além do que disso. Outro fator importante ao pensar em direção hidráulica é que quando o motorista tem que fazer longas viagens, esse tipo de direção não é benéfica apenas pela praticidade, mas em garantir um percurso até mesmo mais seguro, pois vai deixar o motorista menos cansado.
Desde os anos 70, quando era exclusivamente usada por motoristas de caminhão, a direção hidráulica está cada vez mais bem conceituada e se tornando popular a cada nova aquisição automobilística. Para entender os seus benefícios é importante também saber como ela funciona. Esse tipo de direção é composto por tubulações de alta e baixa pressão, uma bomba hidráulica e um reservatório de óleo.
Já os seus mecanismos de direção favorecemos movimentos das rodas dianteiras do automóvel. Para ter uma ideia, tudo isso chega a diminuir em até 80% a demanda de esforço de quem dirige. Essa facilidade se dá graças ao cilindro hidráulico, que é comandando por uma válvula de fluxo direcional. É esse sistema que auxilia o condutor, uma vez que 80% do esforço é feito pelo óleo hidráulico sob pressão.
Mesmo sendo muito prática e confortável, a direção hidráulica não é mais cara, sendo que o seu custo da manutenção é baixo. É indicado, principalmente, a mulheres e novos condutores que tenham dificuldade em fazer esforço no volante para manobrar e na hora das curvas.
Veja mais vantagens da direção hidráulica
Assim como absorve os esforços e as cargas necessárias restando ao motorista apenas 20% do empenho, outra vantagem da direção hidráulica é que ela oferece maior segurança nas manobras. Ou seja, com esse tipo de direção, o condutor consegue fazer uma correção rápida e concisa em circunstâncias de emergência.
No entanto, a direção hidráulica também conta com as suas desvantagens, como o fato de não ser possível a sua instalação posteriormente à compra, pois deve vir direto de fábrica. Outro problema é que ao apresentar algum problema, apenas profissionais especializados podem resolvê-lo, inclusive, vazamentos.
Aliás, esse é um dos problemas mais comuns em carros com direção hidráulica. Outras situações que merecem atenção do motorista são quando a direção se torna pesada ou surgem ruídos durante as manobras. Uma dica para evitar danos ao carro é girar as rodas com o veículo parado, já que essa ação aumenta a pressão no sistema, assim, subindo a temperatura do óleo.
Por outro lado, evite forçar o volante depois de girá-lo, caso contrário, essa medida pode causar agravos no sistema hidráulico. Além disso, os fatores que mais podem prejudicar a direção hidráulica são as impurezas, por isso, não deixe de fazer as trocas de óleo necessárias, e ar dentro do sistema.