TIPOS DE TOSSE E TRATAMENTOS
Existem diferentes tipos de tosse e tratamentos apropriados. A tosse pode ser seca ou produtiva, ou seja, ela possui secreção, que pode ser purulenta, o que indica infecção. Em outra situação, a tosse pode ter muco, uma secreção clara, produzida pelo organismo. Também existe outra forma de classificar os tipos de tosse, sendo elas a tosse aguda, a tosse sub-aguda e a tosse crônica. A primeira se caracteriza por iniciar de modo repentino e pode estar associada a sinusite, gripe ou resfriado. É comum que desapareça em três semanas.
Já a tosse sub-aguda costuma ter uma duração maior, que pode chegar a oito semanas. Enquanto isso, a tosse crônica ultrapassa esse período. Vale lembrar que, como definição de tosse, entende-se o reflexo natural do aparelho respiratório que vem à tona em consequência de um processo irritativo. De certa forma, esse processo é benéfico ao organismo, uma vez que ele expulsa a secreção ou os corpos estranhos que ocasionam a tosse, além de impedir que eles cheguem até os pulmões.
Por outro lado, a tosse também pode ser um sintoma de um problema mais grave. Nesse caso, ela costuma ser mais excessiva, estar acompanhada de secreção e pode estar associada a outros sintomas. As causas dos diferentes tipos de tosse são inúmeras, sendo que, além das infecções das vias aéreas superiores já citadas, estão asma, sinusite, rinossinusite alérgica, doença do refluxo gastroesofágico, tabagismo, fumo passivo e uso de inibidores da ECA.
Veja mais tipos de tosse e tratamentos apropriados
Os problemas mais graves a que a tosse pode estar associada são enfisema ou bronquite crônica, tumor, bronquiectase, doença pulmonar intersticial, pneumonia ou bronquite aguda e tuberculose. Quando a tosse estiver causando falta de ar, dificuldade para respirar, além de sintomas como urticária, garganta inchada e dificuldade para engolir, é importante buscar ajuda médica, ainda mais se o quadro está se estendendo há semanas. Nessas situações, a tosse pode estar associada a problemas de saúde que exijam tratamento médico específico.
Vale lembrar que remédios e xaropes para aliviar a tosse são encontrados em farmácia e alguns deles não exigem prescrição médica. Porém, converse com o farmacêutico para que ele oriente sobre a melhor opção conforme o seu caso. Por outro lado, se você usar um xarope e estiver com asma, por exemplo, de nada vai adiantar usá-lo. Por isso, buscar um especialista é a melhor solução.
Uma dica para reduzir a tosse é se hidratar bastante, pois além de fazer bem para a saúde, isso vai reduzir o mal-estar do problema. Uma receita caseira para aliviar a tosse é tomar um chá de canela. Se a tosse tiver origem alérgica, outro chá eficiente para acalmá-la é o de urtiga. Use uma colher de sopa de folhas de urtiga seca para uma xícara de água.