QUANDO E COMO FAZER A GEOMETRIA DO CARRO
Quando e como fazer a geometria do carro consistem em informações muito úteis para quem deseja prolongar a vida útil do seu veículo. A verdade é que como as pessoas os automóveis também precisam fazer um check-up regularmente. A geometria faz parte do processo de manutenção. O momento mais indicado para ter esse cuidado é quando você sentir que o veículo parece estar puxando para um dos lados.
É comum ainda que ao fazer uma curva, o motorista ouça os pneus “cantarem”. Aliás, essa hora já é urgente buscar uma mecânica especializada, sendo que você não precisa esperar que isso ocorra. Recomenda-se que a primeira revisão de geometria seja realizada quando você fizer 10 mil quilômetros com o seu carro e repeti-la a cada mais 10 km rodados.
A geometria deve ser feita ainda a cada troca de pneus e quando apresentarem desgaste irregular. Além disso, esse serviço deve ser realizado por um especialista, que pode ser encontrado na concessionária ou em mecânicas de confiança.
Caso essa manutenção não seja realizada, o seu automóvel pode apresentar problemas mais graves, como pneus carecas ou mal calibrados.A geometria também é chamada de alinhamento e vai ajustar a posição das rodas na suspensão.
Mais dicas de quando e como fazer geometria do carro
Além de estabilidade ao dirigir, as vantagens de fazer a geometria do carro são maior conforto ao condutor e segurança nas manobras. Quanto ao procedimento, ele pode ser feito de três formas diferentes: com equipamento a laser, computadorizado ou 3D.
A geometria a laser é a mais habitual, sendo que o técnico experiente realiza a avaliação ao medir e fazer a leitura da situação com um facho de raio laser que sai do projetor.Para funcionar, o laser é refletido em um sistema de régua e espelho, depois volta ao projetor.
Já o equipamento computadorizado oferece uma medição automatizada nos pneus, permitido a leitura dos ângulos de alinhamento. No entanto, não é tão exata quanto à medição a laser. Já a geometria feita com equipamento 3D tem a vantagem de ser a mais rápida, entretanto, isso não significa que é mais eficiente.
O ponto favorável em relação às demais técnicas é que o equipamento 3D consegue executar uma leitura mais específica de determinados ângulos. Independente do tipo de equipamento, a medição também acontece em três fases. A primeira é a cambagem, quando o ângulo de câmber é medido, a fim de calculara inclinação da parte superior da roda.
Já a fase cáster mede o ângulo de inclinação da circunferência do conjunto de pneus e rodas. Por fim, a parte final, a convergência e divergência, faz a avaliação dos ângulos de abertura e direcionamento das extremidades das rodas.