POSSO USAR MARCAS DIFERENTES DE PNEUS?
Existem algumas desvantagens ao usar marcas diferentes de pneus, sendo que a principal é que pode ocorrer no seu veículo uma mudança de comportamento dinâmico. Para entender o que isso significa, é preciso saber que cada marca de pneu oferece modelos variados, os quais são distintos em relação ao seu desenho e construção, o que pode acontecer mesmo entre dois modelos de pneus de uma mesma marca.
Essas diferenças que tornam os pneus distintos uns dos outros fazem com que o desempenho do seu carro seja diverso. O resultado é o desequilíbrio do conjunto, o que influência na direção. Embora muitas vezes aconteça alguma coisa que faça o motorista trocar um dos pneus, seja necessidade ou economia, é preciso lembrar que um jeito de evitar isso é fazendo o rodízio de pneus.
Esse tipo de manutenção consiste em realizar uma alternância das posições dos pneus conforme a recomendação da montadora. O seu objetivo é o de equilibrar o desgaste dos quatro pneus, garantindo a estabilidade do carro e, por consequência, oferecendo maior segurança ao condutor. Além disso, essa medida se converte em economia para o bolso devido a maior vida útil que os pneus vão ter.
E mais: a diferença quanto ao desgaste ou desenho dos pneus pode resultar em tração e frenagem distintas, em ambientes molhados ou secos. Por consequência, o motorista corre o risco de sofrer com a instabilidade do veículo. Trocar todos eles juntos vai garantir um maior controle e melhor desempenho.
Principais desvantagens ao usar marcas diferentes de pneus
A instabilidade do carro, por sua vez, pode ser maior ou menor, dependendo da profundidade dos sulcos, velocidade e carga, além de outros fatores. Essa é uma das desvantagens de usar marcas diferentes de pneus mais sérias, pois oferece risco ao motorista. Mesmo assim, existe uma alternativa quando não é possível usar pneus iguais em todo o automóvel.
Ela consiste em tentar, ao menos, ter no mesmo eixo pneus de modelo e marca iguais e com diferença de desgaste que não ultrapasse os3 milímetros. Além disso, é preciso que as dimensões dos pneus sigam o que a montadora recomenda, embora exista uma margem de variação, no que diz respeito à espessura e ao diâmetro do aro. De qualquer forma, o ideal é que se faça a mudança de todas as peças juntas.
O alinhamento regular do seu carro é outra medida de manutenção que vai diminuir as chances de ocorrer alguma coisa que o obrigue a trocar apenas um dos pneus do seu automóvel. Porém, já foi relatado que mesmo fazendo o rodízio correto dos pneus uns desgastaram antes e mais do que outros.
Nesse caso, é importante fazer um check-up no seu veículo, pois isso pode estar ocorrendo devido a outros problemas mecânico ou de manutenção.