O QUE FAZER COM DENTE DO SISO QUEBRADO
O QUE FAZER COM DENTE DO SISO QUEBRADO – Os popularmente chamados dentes do siso são os terceiros molares, ou seja, os últimos a nascer, normalmente até a pessoa completar 20 anos. Eles nem sempre aparecem, mas quando surgem podem ter algum problema. Assim, é preciso saber o que fazer com dente do siso quebrado.
O primeiro passos é sempre buscar ajuda média, do dentista, porque um dente quebrado, inclusive, quando é um do siso, se ficar sem tratamento por muito tempo pode ter o seu quadro agravado. Os maiores inimigos, nessa hora, são as cáries e bactérias, uma vez que conforme o local quebrado o dente fica mais vulnerável.
Se na região quebrada do dente entrar uma bactéria, facilmente a situação vai evoluir para uma infecção. Além disso, um dente infeccionado não tratado pode permitir que a infecção se espalhe para os demais dentes e para a gengiva, bem como para o maxilar e a mandíbula.
As infecções no dente podem ainda chegar a outras partes do corpo. Os principais sintomas do problema são inchaço ao redor do dente quebrado, dor forte e, em alguns casos, febre. Nesse caso o que fazer com dente do siso quebrado vai consistir em usar antibióticos, em um primeiro momento.
Esses remédios são prescritos exclusivamente pelo especialista. Depois de tratar a infecção em si o dentista pode escolher a remoção do dente por meio de cirurgia para resolver o problema, caso não haja uma forma de recuperá-lo.
Mais dicas do que fazer com dente do siso quebrado
Mesmo que o dente quebrado não apresente sinais de infecção é importante consultar o dentista. Além de evitar futuras infecções e problemas mais graves, você não vai ter que passar por uma dor insuportável, que caracteriza o problema. Com sorte poderá ainda salvar o dente.
Outra complicação de um dente do siso quebrado é o desenvolvimento de um abcesso (acúmulo de pus em uma região, formando uma cavidade delimitada por uma membrana de tecido inflamatório). O mau posicionamento do siso também pode provocar o problema, que é bastante sério porque pode levar à morte por septicemia (infecção generalizada grave que se espalha por todo o corpo).
A infecção generalizada ocorre se a infecção chegar à corrente sanguínea, o que vai ser mais provável no caso da bactéria chegar até o pescoço. Os sinais de abscesso são crescimento da gengiva ou da própria face, além de vermelhidão, dor e febre.
Esse tipo de processo inflamatório pode evoluir com grande velocidade, ou seja, em até quadro dias ficar bastante complicado, se não for tratado. No consultório médico, o dentista vai avaliar a situação do siso quebrado e provavelmente fazer uma raio-X para ter uma melhor visão de como está o problema e quais medidas tomar. Por isso, higienizar os dentes do siso, mesmo que sejam de difícil acesso, é fundamental.