MAPA DO BRINCAR – BRINCADEIRAS INFANTIS – WWW.MAPADOBRINCAR.COM.BR
MAPA DO BRINCAR – BRINCADEIRAS INFANTIS – Pular corda, jogar bolinhas de gude, empinar pipa e muitas outras brincadeiras consideradas antigas por muitas pessoas, permanecem vivas na infância de várias crianças do Brasil. Para reunir todas essas brincadeiras e ainda conhecer outras, a “Folhinha”, caderno destinado a crianças do jornal Folha de S.Paulo, criou o “Mapa de Brincar”.
O projeto começou a ser desenvolvido em maio de 2009, quando crianças de todo o país enviaram depoimentos sobre suas brincadeiras preferidas e como estas se desenvolviam. Um dos objetivos era avaliar se existiam semelhanças e diferenças na maneira como as crianças brincam no Brasil. Em apenas três meses, a redação do jornal recebeu mais de 10 mil inscrições para contar sobre brincadeiras em determinada região.
Em dezembro de 2011, a equipe da “Folhinha” lançou uma nova versão do site, visando dar continuidade ao projeto. A página http://mapadobrincar.folha.com.br passou a ter um repertório maior de brincadeiras coletadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Além de contar com um layout convidativo, o site do Mapa de Brincar disponibiliza um vasto acervo de brincadeiras, por meio de uma navegação simples e acessível. Assim, pessoas das mais diferentes idades podem visualizar as principais informações a respeito de brincadeiras populares.
Ao acessar o Mapa, é possível conferir todas as brincadeiras catalogadas e suas variações de nomenclatura de acordo com cada região. Há um texto explicativo sobre as regras das brincadeiras e o modo de jogá-las.
Na seção “Galeria”, o visitante pode conferir os arquivos em áudio, com o depoimento de cada criança, fotos, vídeos e ainda desenhos elaborados por elas mesmas. Na aba “Memórias”, o site traz brincadeiras mais antigas, cuja prática diminuiu tanto que muitos nem sabem que elas existem.
A seção do “Glossário” é uma das partes que faz mais sucesso entre adultos e crianças. Nela, aparecem os nomes das brincadeiras descritos conforme a região a qual pertencem, e os termos empregados para cada uma.
Uma criança de São Paulo pode descobrir que sua brincadeira favorita é conhecida por outros nomes. Empinar um papagaio em São Paulo é o equivalente a brincar de pipa de palitinho de coco no Nordeste ou de curica de folha no Norte. Esse é apenas um dos exemplos de como os nomes de brincadeiras podem variar entre as regiões.
Como o país é muito grande e as brincadeiras se estendem Brasil afora, a redação da Folhinha aceita sugestões de brincadeiras que ainda não estejam catalogadas no Mapa de Brincar. Para enviar, basta encaminhar o material com nome da brincadeira, regras e como se joga para o endereço de e-mail [email protected].