GANHAR DINHEIRO DANDO AULAS PARTICULARES
Cada vez mais procurados, os professores particulares têm sido uma alternativa para pessoas que querem fugir dos métodos tradicionais das escolas, dos preços abusivos, ou apenas para quem procura por um reforço. Se você tem um conhecimento específico, trata-se de uma oportunidade para ter uma renda extra. Mas como ganhar dinheiro dando aulas particulares?
Lembre que dar aulas particulares é uma grande responsabilidade, para a qual o professor precisa estar bem preparado e disposto a aceitar. Você terá que preparar aquele aluno para atuar em determinada área, falar uma língua ou mesmo praticar um esporte, com responsabilidade e dedicação, uma vez que não há como cobrar notas e resultados, ou mesmo dar um diploma para ele. Por isso, não se pode vacilar com uma pessoa que confia no seu conhecimento para ensinar.
Como ganhar dinheiro dando aulas particulares
1. Esteja capacitado e preparado
Para dar aulas particulares, você terá que encontrar pessoas que, além de estarem dispostas a aprender, confiem em você e em seus conhecimentos. Portanto, é importante, muito além de conhecer sobre o assunto, que você também tenha capacitação nesse quesito.
É fundamental também que você esteja preparado para todas as aulas com ao menos duas horas de antecedência, para que saiba guiar todo o processo de aprendizado. Não enrole seu aluno pelas horas que ele vai pagar. Prepare atividades teóricas e práticas, pois é sempre bom equilibrá-las, ou ao menos alterná-las.
Crie ou busque uma metodologia de ensino que você consiga usar para ensinar e que também consiga ser absorvida facilmente pelo seu aluno. Estar preparado e fazer com que seu aluno sinta isso é o princípio para um negócio consolidado, que levará cada vez mais alunos à sua procura e, consequentemente, renderá mais lucro.
2. Valorize o seu trabalho
Um dos principais motivos para uma pessoa optar por aulas particulares é a diminuição de preços para um ensino oferecido por uma escola. As aulas são feitas de forma informal, normalmente, sem material didático. Sendo assim, elas tendem a ser mais baratas. Mas você não precisa baixar muito o valor só para conquistar clientes. Os futuros alunos precisam estar cientes de que você dedicará muito mais do que uma hora ou duas horas por semana para ensiná-los sobre algo, afinal, é preciso de estudo, capacitação e preparação.
Você pode utilizar uma lousa para as anotações básicas de seus alunos, e evitar imprimir muitos papeis, o que é um modo de cobrar menos. Mas sua metodologia terá que ser adaptada para isso, tornando a aula mais dinâmica e fazendo com que o aluno escreva somente o necessário.
Outro atrativo para que o aluno escolha você como professor particular é estabelecer um pagamento mensal, de modo que você possa cobrar por hora, mas numa espécie de sistema em atacado, em que você possa diminuir alguns reais e ajudá-lo a pagar.
Mas lembre-se de nunca desvalorizar o seu tempo, a sua dedicação e sua capacitação dedicados as aulas.