ESCOLA DA FAMÍLIA – ESCOLADAFAMILIA.FDE.SP.GOV.BR
ESCOLA DA FAMÍLIA – Há quase dez anos, o governo do estado de São Paulo vem investindo no programa Escola da Família, que tem o objetivo de levar educação e cultura aos alunos da rede pública também aos finais de semana. Para tanto, desde 2003, a Secretaria Estadual da Educação abre as escolas aos sábados e domingos para que professores, universitários e demais voluntários possam realizar atividades com a comunidade.
Cada escola é responsável por gerir a sua própria programação do Escola na Família, sendo necessária a realização de atividades dentro de quatro eixos fundamentais: saúde, cultura, esporte e trabalho. Essa iniciativa tornam as escolas que, em geral se constituem como espaços ociosos aos finais de semana, em locais ocupados pela comunidade, não apenas para os alunos, como também para os pais e demais familiares.
Além disso, muitas escolas se localizam em regiões onde não existem opções de lazer e a escola com o programa Escola da Família vem ser uma alternativa para as famílias saírem da rotina. Mas não é somente os alunos e sua família que se beneficiam do programa. Os universitários podem entrar no auxílio Bolsa Universidade para terem seus estudos custeados e, em contrapartida, promover atividades aos finais de semana nas escolas estaduais que integram o programa.
Para isso se tornar possível, foi estabelecido um convênio entre o governo estadual e as Instituições de Ensino Superior. Desta forma, a Secretaria Estadual da Educação custeia 50% do valor da mensalidade do curso de graduação do aluno voluntariado do programa Escola da Família, sendo que o valor máximo é de R$ 310,00 e o restante da mensalidade é assumido pela instituição de ensino.
Os alunos do Bolsa Universidade podem atuar também em escolas municipais, desde que essas sejam conveniadas ao estado para oferecer o Escola da Família. Os voluntários também devem desenvolver atividades compatíveis com a área de atuação do seu curso, servindo a experiência para agregar valor ao seu currículo profissional.
Segundo os levantamos, até o ano de 2009, mais de 80 mil universitários já participaram do Escola da Família como voluntários, tendo seus cursos pagos pela parceria entre governo e universidade. No site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br, é possível obter mais informações sobre o programa, conferir notícias sobre as atividades nas escolas, depoimentos dos participantes e saber como é possível se tornar um voluntário.