DICAS PARA LIMPAR A LANCHEIRA
Além de lanches saudáveis, é de extrema importância saber como higienizar o local onde o seu filho leva a merenda para a escolha. Nesse sentido, algumas dicas para limpar a lancheira são úteis para evitar o acúmulo de bactérias. A primeira delas é escolher um modelo que seja mais fácil de manter limpa.
Uma lancheira com a parte interna mais clara também vai ajudar a identificar sujeiras que devem ser removidas. Outra forma de facilitar a limpeza da lancheira é escolhendo uma que seja de material plástico. Já na hora de higienizar, a dica é usar um pano úmido com um pouco de detergente neutro.
Depois, você pode passar outro pano com álcool, para que ela fique bem desinfetada. Assim, enquanto o detergente elimina as sujeiras, o álcool remove todas as possíveis bactérias que estejam perambulando pela lancheira, mesmo que elas não possam ser vistas a olho nu. Para manter a qualidade do lanche, outra dica é que ele sempre seja envolto em sacos plásticos.
Isso também vai facilitar a limpeza, evitando que fique ainda mais suja. Dependendo do tipo de lanche, ele pode ser envolto em papel toalha, para não suar, como no caso das frutas. Já se for escolhido o plástico, existem os sacos com zíper e de material de melhor qualidade que, além de poderem ser usados sempre o mesmo, facilita a organização dos alimentos na lancheira.
Mais dicas para limpar a lancheira e organizar os alimentos
Os sucos, que não podem faltar na merenda da criança, também exigem cuidados, como o de serem colocados em embalagens térmicas, assim, ele vai durar por mais tempo, caso seja natural. Essa dica evita ainda o vazamento do suco na lancheira. Além disso, os melhores sucos para as crianças são os naturais, pois os prontos de caixinha contêm muitos produtos químicos que não são saudáveis para o seu filho.
Já as frutas devem ser colocadas na lancheira já lavadas, assim, a criança não corre o risco de comê-la sem que isso seja feito. E mais: as frutas que não são orgânicas possuem muitos agrotóxicos e, por isso, devem ser bem lavadas. Caso contrário, ao entrarem na lancheira podem contaminar os demais alimentos.
Outra dica na hora de organizar os alimentos na lancheira é que eles sempre fiquem um do lado do outro e não um sobre o outro. Dessa forma, as frutas e demais alimentos não ficam esmagados. Em casa, as lancheiras devem ser limpas todos os dias, sempre que as crianças chegarem da escola, mas antes de receberem o lanche novamente podem receber mais um pano úmido.
Os pais também podem ensinar os seus filhos a como limpar a lancheira, para que aos poucos, eles se acostumem com as responsabilidades que devem ter. Ensine a eles também a importância de jogar o lixo na lixeira e quando tiver a opção separá-los conforme o seu material.