DICAS DE NEGOCIAÇÃO COM INVESTIDORES
Para qualquer aspirante a empreendedor, ter suas ideias finalmente funcionando é um grande sonho tornando-se realidade. Muitos ficam tão ansiosos para isso que recorrem a recursos que, inicialmente, parecem mais fáceis, e acabam se enrolando em dívidas bancárias. Logo, é importante conhecer dicas de negociação com investidores.
Nesse ramo, o ideal é, principalmente para os iniciantes, ter paciência, planejamento e um investidor, ou seja, aquele cara que tem o dinheiro necessário para fazer seu negócio andar e não tem medo de gastá-lo de maneira adequada. Mas convencer um investidor pode não ser muito fácil.
Confira dicas de negociação com investidores
1. Defina a sua empresa ou trabalho
Para conseguir investimento num negócio, é preciso que você mesmo o entenda primeiro. É comum que um investidor dê dicas de como lidar com certas situações e ir rumo ao lucro, mas você precisará determinar o perfil do seu negócio, o público-alvo e, principalmente, as possíveis despesas, além de definir com o que irá gastar o dinheiro. Tudo num passo a passo prático. Essa definição irá ajudar a encontrar investidores que gostam de participar do crescimento de uma empresa como a sua.
2. Pesquise bem
A ansiedade de colocar o negócio em prática pode ser muita, a ponto de fazer com que você feche negócio com a primeira oportunidade que aparecer. Isso pode ser muito arriscado. Pesquise primeiro que tipo de investidor é o melhor para se trabalhar de acordo com seu plano, e também o histórico de cada um desses em vista. Procure pelas empresas já investidas por ele e verifique se elas realmente progrediram.
3. Não tenha medo
Depois de bem planejado, ninguém saberá mais sobre seu investimento do que você mesmo. Essa é a hora de começar a mostrar a sua ideia para os possíveis investidores. Treine o seu discurso, criando uma apresentação prática e clara do que pretende fazer e como quer trabalhar.
Tenha o conteúdo na ponta da língua para não perder os pontos mais importantes e até conseguir explicar em uma conversa informal, pois nunca se sabe com quem você pode esbarrar no mundo dos negócios, e não é garantia de que você sempre terá tempo e todas as atenções voltadas para sua exposição. Treine também sua dicção e postura, mostre-se confiante, deixando o nervosismo e a insegurança de lado.
4. Apareça
Participe de congressos, palestras, reuniões e debates normalmente oferecidos em faculdades ou convenções que têm foco no negócio, principalmente se estes forem segmentados para a área com a qual você deseja trabalhar na sua empresa.
Não tenha medo de fazer perguntas e tirar suas dúvidas, visto que esse é o melhor momento para esse tipo de contado. Mostre sua cara sempre que possível, conversando com empresários e investidores.
5. Utilize outros recursos
A internet também é uma boa forma de fazer esse contato inicial. Que tal mostrar, num site bem desenvolvido, a sua ideia inicial, para atrair seguidores e, consequentemente, a atenção dos investidores? Desse modo, eles poderão ter a intenção de tornar aquele assunto das redes sociais algo ainda mais popular.
Basta aplicar nossas recomendações para ter êxito ao negociar com investidores em potencial.