CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS
CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS
Fazer um dos tantos Cursos Técnicos que são oferecidos no Brasil é uma opção para ingressar de forma mais dinâmica no mercado de trabalho. Tanto escolas privadas como institutos públicos oferecem, atualmente, uma grande variedade de cursos profissionalizantes, em diferentes áreas do conhecimento.
Há poucos anos, o governo federal instalou em muitas cidades do país os institutos federais, para disponibilizam Cursos Técnicos para a população, de maneia gratuita. Para ingressar em um desses cursos, os alunos devem passar apenas por uma prova que integra o processo de seleção que,diferente de um vestibular, conta somente com questões referentes à área de interesse.
Atualmente, existem os institutos federais em praticamente todos os estados, sendo sete unidades no Rio Grande do Sul, quatro em Santa Catarina, uma no Paraná, uma em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro, quatro no Espírito Santo, cinco na Bahia, treze em Minas Gerais, quatro em Goiás, duas no Mato Grosso do Sul e três no Mato Grosso. Também estão instaladas uma unidade no Acre, três no Amazonas, uma no Amapá, duas em Alagoas, uma no Distrito Federal, três no Ceará, quatro no Maranhão, três no Pará, dois na Paraíba, cinco em Pernambuco, um no Piauí, duas em Rondônia, uma em Roraima, mais dois em Sergipe e Tocantins. Há previsão de que esses números cresçam nos próximos anos.
Alguns institutos federais oferecem além de Cursos Técnicos, cursos de licenciatura e tecnólogos. Os cursos englobam áreas distintas, tanto das ciências da comunicação, ciências humanas, ciências exatas como das ciências biológicas e da saúde. Cada unidade tem a sua própria oferta de cursos, sendo que entre os Cursos Técnicos, alguns dos oferecidos são: Secretariado, Administração, Contabilidade, Meio Ambiente, Biotecnologia, Química, Segurança do Trabalho, Informática, Transações Imobiliárias, Saúde Bucal, Panificação e Confeitaria, Biblioteconomia, Enfermagem, Instrumento Musical, Redes de Computadores, entre outros.
Existem unidades que oferecem os Cursos Técnicos em conjunto com o Ensino Médio. Nas escolas que não tiver essa opção, os alunos devem ter o Ensino Médio completo para ingressar no curso. Para tanto, é necessário entrar em contato com a escola para fazer a prova de seleção. Elas costumam acontecer no final do ano, porém, conforme o curso é realizado um processo seletivo na metade do ano também. Em geral, os Cursos Técnicos dos institutos federais do Brasil têm duração de dois anos e possuem estágio obrigatório.