CUIDADOS PARA LAVAR O MOTOR DO CARRO
Os cuidados para lavar o motor do carro são fundamentais para evitar qualquer tipo de dano, inclusive, nas partes elétricas. Para tanto, a primeira dica é proteger essas áreas antes de iniciar a limpeza. No mercado, atualmente, é possível encontrar coberturas de plásticos com longa durabilidade que têm justamente esse objetivo.
O investimento no produto vale a pena, melhor do que arriscar a qualidade da estrutura do motor. Outro dos cuidados com a lavagem do motor do carro é esperar que ele esteja frio para iniciar o procedimento. Por isso mesmo é que quando você leva o seu carro nos lava-jatos é preciso que tenha rodado menos de dois quilômetros.
Os cuidados se prolongam até após a lavagem. Ou seja, é preciso aguardar um determinado tempo antes de dar a partida, em torno de uma hora. O ideal é que você espere esfriar o propulsor, uma vez que os componentes do automóvel podem sofrer prejuízos em consequência da água metalizada (contaminada) e do plástico que aquece conforme o funcionamento do motor.
Perante os cuidados com a lavagem do motor do carro, vale lembrar ainda que não existe um tempo mais adequado que deve se esperar para lavar o motor. Essa informação nem consta em muitos manuais. No entanto, quem dirige geralmente em ruas pavimentadas e sem muitos buracos terá que se preocupar menos com a frequência da lavagem do que o motorista que costuma transitar por estradas de chão com terra ou areia.
Dicas para lavar o motor do carro perfeitamente
Mesmo quem anda por estradas que exige um pouco mais de cuidado e frequência na hora de lavar o motor deve lembrar que ele está em uma parte protegida do veículo. Por isso, diferente da parte externa de um carro que pode ser necessário lavar a cada duas semanas, o motor não vai precisar passar por uma lavagem com a mesma periodicidade.
Quanto ao preço cobrado para lavar motores, fica em aproximadamente R$ 50,00, sendo que a variação pode ser grande conforme a região do país que você estiver. Além disso, existe uma alternativa à lavagem com água, o chamado sistema a seco. No lugar da água se utilizam processos químicos com substâncias que servem para desengordurar.
Dessa maneira, o procedimento consiste em aplicar o produto no motor e aguardar dez minutos para que o mesmo comece a agir. Após esse período, a sujeira fica nítida, sendo necessário apenas passar uma flanela. Pronto, lavagem finalizada. Mesmo sendo até mais eficiente e seguro, a lavagem a seco pode sair com um custo até menor do que o método tradicional.
Já na hora de lavar com água, lembre-se que na água pode haver poluentes e se eles entrarem no motor existe a possibilidade de danificar o sistema de arrefecimento do veículo. Por isso, certifique-se de que seja usada água filtrada e purificada.