CUIDADOS PARA CONTROLAR TAQUICARDIA
Algumas pessoas sofrem, em alguns momentos, de ritmo cardíaco acelerado, o que é relativamente normal, ainda mais durante uma atividade física. Mas se não for esse o caso e se a taquicardia se prolongar, é importante buscar a ajuda de um médico. Além disso, existem alguns cuidados para controlar taquicardia, uma vez que o ritmo acelerado cardíaco prolongado pode ser perigoso, pois um dos problemas que pode ser causado é a má distribuição de sangue pelo organismo.
Um dos cuidados é reduzir o ritmo quando iniciara taquicardia. Ao sentir o coração acelerando, pare de fazer o que está fazendo e procure relaxar. Uma dica é usar as técnicas de relaxamento, como respirar lentamente e profundamente. Quem sofre com taquicardia também deve diminuir o consumo de café ou mesmo evitá-lo totalmente.
Por ser um estimulante, a cafeína pode acelerar o ritmo cardíaco, sendo que o mesmo serve para as outras bebidas e alimentos que possuem essa substância. É o caso do chá verde, chá preto e do chocolate, entre outros. Remédios usados para emagrecer também podem conter a cafeína em sua fórmula.
Mais dicas e cuidados para controlar taquicardia
Outra dica para evitar a taquicardia é começar a se exercitar com regularidade, caso não faça isso ainda. Quem não tem o costume de praticar uma atividade física, normalmente, possui uma taxa cardíaca de repouso mais acelerada. Dessa forma, ao criar o hábito de fazer uma atividade física de modo regular, é possível melhorar essa taxa. Além disso, a atividade física é uma grande aliada na hora de construir uma melhor resistência do coração à adrenalina, substância que costuma provocar o ritmo cardíaco acelerado.
A alimentação também entra nos cuidados para controlar taquicardia, sendo que é importante acrescentar alimentos ricos em magnésio ao seu cardápio. Algumas opções são feijão, nozes, grão de soja e farelo de trigo. Esse mineral é importante porque qualifica o ritmo do coração naturalmente.
Já o potássio consegue reduzir a taxa cardíaca e a irritabilidade das fibras musculares do coração. Por isso, os alimentos que o possuem também são importantes, como vegetais e frutas. Por outro lado, reduza a quantia de sal da sua dieta, responsável por esgotar o potássio do organismo. Os doces também devem ser ingeridos com moderação. O açúcar é um alimento que possui naturalmente adrenalina e, por isso, pode causar taquicardia em pessoas com a propensão a ter o ritmo do seu coração acelerado.
De qualquer forma, a ansiedade é a maior das desencadeadoras de taquicardia, sendo importante aprender a lidar com esse sentimento. Alguns exercícios podem ajudar, como ficar em pé e dobrar o tronco em direção às pernas, soprar com a boca fechada cinco vezes e contar do número 60 ao zero, devagar e olhando para cima.