CUIDADOS COM SABONETE PARA CRIANÇAS
Filhos pequenos devem usar produtos de higiene que sejam feitos para eles, porque contam com menor quantidade de substâncias químicas. Por isso, é importante saber quais são os cuidados com sabonete para crianças, já que o produto errado pode ressecar a pele e mesmo prejudicar a sua saúde.
Outra vantagem de usar a linha de produtos infantis para seus filhos pequenos é o fato deles passarem por mais testes. O Ministério da Saúde também fiscaliza com maior eficiência os produtos fabricados para as crianças.
De forma geral, os cuidados com sabonete para crianças e outros produtos consiste que eles tenham pH mais próximo do pele, no caso dos sabonetes, principalmente. No entanto, eles devam ser usados em quantia mínima em bebês de até um ano, já que pouco eles sujam a mão e só água é o suficiente.
O sabonete também resseca a mão do recém-nascido. Porém, hidratantes só devem ser usados se recomendados pelo médico. De qualquer forma, é mais fácil escolher o sabonete e o xampu para os filhos pequenos, que são de uso diário e, por isso, são mais fiscalizados.
No mercado, esses produtos são oferecidos em maiores variedade, sendo importante adquirir marcas de confiança. Outro dos cuidados com sabonete para crianças é preferir os neutros, da mesma forma como o xampu, o que evita reações alérgicas.
Mais dicas e cuidados com sabonete para crianças
Os cuidados com sabonete para crianças devem existir porque a pele delas é bem diferente da cútis de um adulto. Pesquisas recentes apontam que até o bebê completar um ano de idade, a sua pele está em constante processo de formação. Isso quer dizer que ainda está se adaptando ao ambiente fora da barriga da mãe.
Isso explica o fato da sua pele ser tão fina e frágil, tornando-a sensível. Os produtos usados por adultos contam com pH alcalino, por exemplo, o que pode destruir a camada mais externa na pele do pequeno. Por isso, que os sabonetes podem ressecar muito a pele e mesmo irritá-la, sendo que o melhor é que tenham pH neutro ou ligeiramente ácido.
Além disso, os sabonetes costumam ter produtos químicos, como conservantes, corantes e fragrâncias, que são responsáveis pela dermatite de contato nos bebês e crianças. Os melhores sabonetes para os pequenos, portanto, são aqueles com números reduzidos de componentes em sua fórmula.
Uma dica de cuidado com sabonete para crianças é o de escolher o produto na versão líquida, da linha infantil. Mesmo assim, ao pegar a embalagem certifique-se de que não possua fragrância, assim, as chances de irritações são menores.
Também é importante evitar sabonetes que contenham triclosan, comum nos antissépticos, e glicerina, que ressecam a pele mais facilmente. O lauril sulfato de sódio é outra substância que não deve estar presente na fórmula.