CUIDADOS COM O ÓLEO DO CARRO
Os cuidados com o óleo do carro são parte fundamental da manutenção que você dá ao seu veículo. Se você não der a lubrificação suficiente corre o risco de provocar prejuízos que vão desde a redução de desempenho até o “motor fundido”. Outra consequência da falta de lubrificação é um maior consumo de combustível.
No enquanto, o pior é quando há o diagnóstico de “motor fundido“, pois para arrumar o veículo você terá que desembolsar em torno da metade do valor do carro. Mas com os cuidados com o óleo do carro você pode fazer com que a vida útil do seu automóvel se prolongue.
Porém, existem muitos mitos sobre o tema. Uma dúvida comum é a sobre a necessidade de usar aditivo no óleo. Especialistas argumentam que a decisão deve partir do motorista, sendo que ele deve saber que se for utilizado óleo do mais alto nível API, o aditivo não se faz necessário. Entretanto, há carros que se recebem o aditivo ganham maior potência, devido à diminuição do atrito causada pelos agentes modificadores de fricção que os aditivos recebem.
De forma geral, todavia, os fabricantes de óleo não indicam o uso de aditivos, porque já existe uma porcentagem de aditivo balanceado no óleo e aditivos extras podem prejudicar a vida útil do motor. Já quanto à troca do óleo, vale lembrar que deve acontecer na metade do prazo somente quando existe o chamado “uso severo”, ou seja, grandes engarrafamentos, vias empoeirada, lama ou barro, e quando o veículo roda no máximo 5 km por percurso.
Mais cuidados com o óleo do carro
Outro fator que interfere negativamente na lubrificação do motor é usar a marcha lenta por longos períodos, porém, nesses casos não está prevista a troca de óleo na metade do prazo previsto. Mas o motorista pode pedir para ser incluído no plano de uso severo. Já sobre a troca de óleo, é preciso ter o cuidado de também trocar o filtro, senão, é como se não adiantasse.
O filtro serve para evitar a circulação de impurezas no motor, ou seja, é importante e merece atenção. Se não for trocado, o filtro velho tente a comprometer as peças do motor, que são mais caras se comparadas ao preço do filtro. Quanto ao tipo de óleo, os sintéticos são mais caros, no entanto, especialistas garantem que eles são mais indicados, mesmo em carros populares.
Os seus benefícios são em longo prazo, como partidas mais rápidas, preservação do motor de arranque e bateria, economia de combustível, diminuição do desgaste e aumento da vida útil do motor. Outra dica muito útil é trocar o óleo após um ano de uso, mesmo que esteja abaixo da quilometragem advertida no manual do proprietário, o que vai garantir a sua segurança ao dirigir.