CUIDADOS COM DOENÇAS PROPAGADAS PELA CHUVA
Durante o período de precipitações fortes, as cidades costumam sofrer com enchentes e alagamentos. Nesses momentos é preciso ter os devidos cuidados com doenças propagadas pela chuva, principalmente, sobre o contágio de doenças infectocontagiosas.
Essas doenças são transmitidas pelas águas quando as mesmas entram em contato com esgotos e rios poluídos, carregando bactérias e vírus nocivos à saúde. Uma doença bastante comum nessas situações é a leptospirose, que é provocada pelo contato com urina de ratos contaminados com a bactéria leptospira.
O agente nocivo entra na pele e provoca sintomas como dor de cabeça e nos músculos – inclusive da panturrilha, náusea e febre. Um dos cuidados com doenças propagadas pela chuva é buscar ajuda médica quando esses sintomas surgirem em pessoas que tiverem contato com água de enchente e alagamentos.
Se a leptospirose não for tratada pode levar à morte. Já as complicações causadas pela doença são insuficiência renal com sangramento nos pulmões. Vale lembrar que os sintomas podem aparecer no dia seguinte à infecção.
Mais dicas e cuidados com doenças propagadas pela chuva
Além da leptospirose, outras doenças que são transmitidas pela água contaminada de enchentes e alagamentos são diarreia, Hepatite A e Febre Tifoide, a qual é causada pela bactéria salmonella typhi, que habita as fezes de animais.
Embora nem sempre seja possível evitar o contato com a água contaminada, é preciso que, ao menos, as pessoas estejam usando botas que protegem os pés e calças longas. Também é preciso limpar as casas e ruas assim que possível, removendo o lixo que surge quando chove demais e acumula.
Já as crianças não podem brincar na lama e nem na água. É preciso ainda cuidar ao manusear objetos que foram afetados pelas águas contaminadas, sendo que as mãos devem estar protegidas com luvas de borracha ou sacos plásticos duplos. Outro dos cuidados com doenças propagadas pela chuva é jogar fora alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água da enchente.
Mesmo que estivessem fechados com plástico, a embalagem pode estar contaminada. Já na hora de limpar a casa e estabelecimentos que foram alagados, o local deve ser bem desinfetado, tanto o chão, como móveis, utensílios e outros objetos. Para esse procedimento, continue com as mãos e pés bem protegidos com botas e luvas de borracha ou sacos.
O que não for recuperado deve ser ensacado para a coleta de lixo destinar apropriadamente. Uma dica de solução desinfetante para usar nos utensílios domésticos, como panelas, copos e talheres, é feita com 200 ml de água sanitária diluída em 800 ml de água. Depois que tudo for lavado com água e sabão, os utensílios devem ser mergulhados na solução por uma hora e depois novamente lavados.
Já após remover a lama do chão e das paredes, o ideal é aplicar uma solução de 200 ml de água sanitária em um balde de 20 litros de água.