CUIDADOS COM BEBÊS PREMATUROS
Os nascimentos que acontecem antes da data prevista costumam estar associados a problemas com a gestante e com o recém-nascido. Dessa forma, é imprescindível saber quais são os cuidados com bebês prematuros para que eles logo possam se recuperar.
Também é preciso conhecer quais as particularidades do recém-nascido prematuro. Já que ele provavelmente nasceu antes das 37 semanas de gestação, é bastante vulnerável, sendo que só recebe alta do hospital quando estiver melhor de saúde. Mesmo assim, em casa os cuidados com bebês prematuros devem continuar.
Quando na incubadora, é comum que ele tenha cateteres nas veias para receber a medicação apropriada, sonda na boca para receber alimentos e aparelhos com oxigênio para que possa respirar. O bebê prematuro também é monitorado a todo o momento, a fim dos profissionais da saúde poderem acompanhar o funcionamento da sua respiração e do coração.
Como não possui todas as defesas das quais precisa, a sua higiene recebe atenção especial para evitar que tenha infecções. Assim como na incubadora do hospital, quando o bebê chegar em casa ele deve ter o seu berço sempre aquecido, já que possui ainda incapacidade de manter a temperatura.
Mais dicas sobre cuidados com bebês prematuros
Quanto à alimentação, assim como ocorre com os bebês que não são prematuros, o leite materno é o melhor de todos os alimentos. Até os seis meses de vida, ele pode ser apenas amamentado e, a partir desse período, começar a receber outros alimentos.
Porém, a amamentação deve seguir até os dois anos de vida no mínimo. Já o máximo não existe, pois a mãe pode dar de mamar ao seu filho até quando puder, independente dele estar maiorzinho.
Mesmo que nem todo mundo tenha esse costume é extremamente normal, uma vez que quanto mais leite materno a criança receber menores são as chances de ter alergias e infecções, inclusive, outros problemas de saúde. Dar de mamar fortalecer ainda a relação entre a mãe e o bebê.
Quanto ao comportamento, o bebê prematuro pode ser mais sonolento, sendo que é importante acordá-lo para que mame quando necessário. Ele pode ainda apresentar maior dificuldade em fazer a sucção-deglutição, por isso, os pais devem ser pacienciosos, já que as mamadas costumam podem durar mais tempo.
Além disso, para evitar que ele se engasgue é importante fazer algumas pausas durante a mamada, quando ele deve ser estimulado a arrotar, ao ser colocado em pé no colo. Se ele se engasgar, é preciso que tenha a cabeça levantada para que possa tossir.
O médico pode indicar ainda a suplementação de ferro, já que por ser prematuro ele pode ter deficiência do mineral. Nesse caso, o suplemento deve ser dado à criança fora das mamadas e, se o coco dele ficar preto, não é motivo de preocupação, é normal devido a ingestão do nutriente.