CUIDADOS COM A EMBREAGEM DO CARRO
Existem alguns cuidados importantes com a embreagem do carro que devem ser observados. É preciso entender que o sistema de embreagem está associado à transmissão mecânica, presente em grande parte dos veículos. A função da transmissão é a de transmitir o torque produzido pelo motor até as rodas para originar movimento.
Essa lógica apenas se torna possível devido o sistema de embreagem, que é formado por disco, platô e rolamento de embreagem. Com ele, o motorista pode trocar as marchas de modo leve, possibilitando um arranque sem trepidações. Além disso, os seus outros benefícios é que ele amortece as vibrações do motor, permitindo deixá-lo girando enquanto o automóvel está parado, o que não deixa que ele morra.
Em decorrência do importante papel da embreagem, é importante seguir algumas regras que vão ajudar o sistema a ter maior durabilidade. Uma delas é não conduzir com o pé apoiado no pedal da embreagem, uma vez que essa atitude desgasta de forma prematura o conjunto.
Outro cuidado é o de não trocaras marchas de modo brusco, o que vai prejudicar o disco e, por consequência, causar ruídos e até mesmo travar a troca de marchas. Evite também conduzir em alta velocidade com as marchas baixas ou mesmo deixar as marchas altas quando se estiver em baixa velocidade. Essas atitudes vão sobrecarregar o disco, o que pode levar a sua inutilização.
Dicas e cuidados com a embreagem do carro
Entre os cuidados com a embreagem do carro é importante evitar que o veículo fique engatado enquanto estiver parado, como em frente ao semáforo fechado. O melhor é desengatar o automóvel e tirar totalmente o pé do pedal da embreagem. Já quando você estiver em uma rampa ou subida íngreme, não utilize o sistema acelerador/embreagem.
Nessa hora, é mais indicado fazer suo do freio de mão para conter o carro.Evite ainda arrancar com o veículo na segunda marcha, pois isso provoca o desgaste antes da hora do conjunto. O certo é começar o deslocamento com a primeira marcha e passar para a segunda logo em seguida, quando for preciso.
Outros dos cuidados com a embreagem do carro é não fazer reduções bruscas de velocidade, frear ou desacelerar de forma súbita o motor. Como as demais situações reduz a vida útil da embreagem. Já para saber quando o sistema está com algum problema, basta observar alguns sinais.
Nesse caso, o carro vai patinar, trepidar, terá dificuldade de engate, o pedal ficará duro e pode haver ainda barulho. Já que a embreagem não trabalha sozinha, se alguma outra parte do carro estiver com problemas pode afetar o seu bom funcionamento. Dessa forma, é importante observar ainda como está o cabo de embreagem, garfo, volante do motor e outros.