CUIDADOS COM A DIETA VOLUMÉTRICA
Existem alguns cuidados com a dieta volumétrica que a pessoa que aderir a esse método de emagrecimento deve ter. Como essa dieta se refere a comer grandes volumes, deixando o prato bem robusto, para manter a saciedade, a atenção especial é na hora de escolher os alimentos.
Não adianta encher o prato de carboidrato, pois é preciso ter todos os grupos alimentares no prato, inclusive os vegetais e legumes. A ideia da dieta volumétrica se aproxima de reeducação alimentar, sem que a pessoa tenha que passar fome para emagrecer, mas que faça escolhas saudáveis e nutritivas e coma bem.
Essa dieta foi desenvolvida pela nutricionista e fisiologista norte-americana Barbara Rolls, que separa os alimentos em quatro categorias, conforme a sua densidade energética (D.E.), que é a quantidade de calorias de um alimento dividida por seu peso em gramas. Uma delas é dos alimentos de D.E. baixíssima (vegetais, legumes, a maioria das frutas e sopas).
Os de D.E. baixa são as leguminosas, grãos cozidos, carnes magras, massas e uvas, enquanto D.E. média engloba o pão italiano e integral, molhos, carnes e queijos. Já os de D.E. alta são os doces, biscoitos, salgadinhos, frituras, fast-food, manteiga e óleos.
Mais cuidados com a dieta volumétrica
Além de equilibrar o prato das refeições, para que fique bem nutritivo e saudável, outro cuidado é comer antes a salada e, depois, o restante da refeição. Assim, é possível ficar saciado comendo menos alimentos mais calóricos, como os carboidratos. Além disso, comer a salada antes vai ajudar na digestão.
Mesmo um docinho pode entrar na dieta, como sobremesa, mas em porções pequenas. As trocas inteligentes servem para os lanches entre as principais refeições do dia também. Assim, em vez de comer um iogurte inteiro, você pode comer apenas metade e acrescentar uma porção de frutas.
Outra dica da dieta volumétrica é inserir alimentos refogados e ensopados no cardápio, os quais contam com mais água, o que permite o aumento do volume da refeição sem aumentar as calorias. Nessa dieta, outro segredo é ingerir muita fibra, pois alimentos ricos nesse nutriente saciam a fome por mais tempo.
Beber muita água é outro dos cuidados com a dieta volumétrica, já que é preciso ingerir bastante líquido, ao menos dois litros por dia, para que as funções do organismo se mantenham em pleno funcionamento. Assim como outras dietas inteligentes, a exemplo da reeducação alimentar, é importar caprichar no café da manhã.
Como você terá o dia todo para queimar as calorias que ingere nessa refeição, é quando você pode comer mais. Faça um café da manhã bastante nutritivo com pão integral, queijo magro, leite desnatado, frutas, etc. Outro cuidado é se afastar dos alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras ruins, inclusive, produtos industrializados.