CUIDADOS AO SUBSTITUIR LEITE MATERNO
Infelizmente, algumas mulheres não podem dar de mamar aos seus filhos e, por isso, precisam dar as chamadas fórmulas infantis aos seus filhos. No entanto, existem importantes cuidados ao substituir leite materno.
Essas fórmulas foram desenvolvidas ao longo de anos de pesquisa para chegarem à qualidade adequada, além de serem bem nutritivas, mas não possuem o mesmo valor que o leite materno de verdade.
No Brasil, o produto é encontrado em forma de pó, sendo vendido em latas. Na hora de preparar, os pais devem misturar uma determinada quantidade do produto com água que foi fervida, mas que deve estar resfriada no momento da mistura.
Atualmente, no mercado, existe grande variedade de fórmulas para substituir o leite materno, sendo que mais do que o preço é preciso levar em consideração outros aspectos. O primeiro ponto a avaliar é o estado de saúde da criança, o que pode interferir na escolha do produto. Outros fatores são a sua idade e necessidades alimentares.
Mais dicas e cuidados ao substituir leite materno
Em geral, existem três tipos de fórmulas infantis, que são os produtos feitos à base de leite, de soja e sem lactose. As fórmulas à base de leite de vaca modificado são as mais comuns, sendo que o produto é modificado para ter os níveis de carboidratos, proteínas e gordura mais próximos ao do leite materno, bem como os mesmos minerais e vitaminas.
É muito importante ter os cuidados ao substituir leite materno e escolher produtos de qualidade. A proteína do leite comum, por exemplo, o organismo do bebê não consegue digerir, por isso, ela é bastante alterada. Além disso, existem fórmulas mais adequadas a crianças maiores de seis meses, que já conseguem digerir melhor o alimento.
Já o produto à base de soja conta com acréscimo de vitaminas, minerais e nutrientes, porém, é melhor que essa opção seja uma escolha apenas se o pediatra recomendar. Isso porque ela é aconselhada apenas se a criança tiver intolerância ou alergia à fórmula de leite de vaca. Além de serem mais caras, esses produtos podem ser feitos a partir de soja transgênica.
A fórmula sem lactose é outra opção aos pequenos com intolerância à lactose, sendo que nesse caso, o açúcar do leite é substituído por outro tipo, como o de milho, que também pode ser produzido a partir de sementes transgênicas.
Além de oferecer o melhor tipo ao seu filho, outro dos cuidados ao substituir leite materno é usar o produto dentro do prazo de validade, preparar a fórmula conforme a recomendação médica, lavar bem as mãos ao prepará-la, esterilizar as mamadeiras antes de usar e jogar fora o alimento que sobrar. Não é recomendado refrigerar o produto.