CUIDADOS AO FAZER DOWNLOAD
CUIDADOS AO FAZER DOWNLOAD – Acessando e-mails e sites sem cuidado, é fácil o seu computador pegar um vírus, já que muitas vezes pessoas que agem de má fé se passam por amigos e empresas. Por isso, é preciso saber quais são os cuidados ao fazer download, já que dificilmente alguém pode ficar sem baixar arquivos em seu computador. Porém, com a atenção adequada, é possível evitar uma infecção, que pode danificar a sua máquina e mesmo causar muita dor de cabeça com o roubo de informação pessoal.
A primeira dica é sempre verificar se o arquivo que você pretende fazer download é justamente o que procura. Esse cuidado é importante porque é comum, em sites para download, aparecerem links que parecem o que você quer, mas não são. Algumas páginas são bem poluídas, repletas de anúncios e informações, o que tira a atenção do internauta e pode fazer com que ele clique no arquivo errado. Também é comum que, ao clicar no link do arquivo, o internauta seja direcionado a outra página, sendo que, em alguns casos, basta voltar para a página anterior para encontrar o arquivo correto.
Uma forma de garantir que o arquivo que você fará download não é o errado é verificar qual é a sua extensão. Geralmente, os vírus aparecem em arquivos com final “.exe”, sendo que ele nunca deve ser aberto, pois é claramente um caso de arquivo infectado. Filmes e músicas costumam vir em arquivos com extensão “.zip” ou “.rar”, a qual deverá ser descompactada depois de baixada. Porém, mesmo arquivos com essas extensões podem conter vírus ou softwares maliciosos, sendo importante ainda conferir o seu tamanho.
Mais informações sobre cuidados ao fazer download
Arquivos contendo filmes e álbuns de músicas costumam ser arquivos grandes e, por isso, se o arquivo for pequeno, é outro indício de que não se trata do que você procura. Para ter uma ideia, um arquivo de música possui entre 1 e 2 MB. Dessa forma, se o arquivo tem somente 15,0 KB, é bem possível que se trata de um vírus. Além disso, as extensões “.zip” e “.rar” são usadas quando existem mais de um arquivo a ser baixado. Ou seja, filmes com legenda e álbuns de músicas. Quando se trata apenas de uma música, o mais comum é que apareça com a extensão “.mp3”. Por isso, é preciso conferir todos os detalhes antes de baixar o material.
Outro dos cuidados ao fazer download diz respeito ao uso de e-mails, sendo que alguns são bastante convincentes. Muitos dizem se tratar de um e-mail do banco do internauta, pedindo um fornecimento de informação por meio do acesso a um link. Muitas vezes, o internauta clica no link e o que vê é aparentemente o site do seu banco, sem deixar margem para que pense que seja algo malicioso. Porém, vale lembrar que os bancos não enviam e-mails pedindo dados aos clientes.