CUIDADOS AO FAZER DIETA SEM LACTOSE
Existem alguns cuidados ao fazer dieta sem lactose, como incluir outros alimentos que possuam os seus nutrientes, como é o caso do cálcio e da proteína. Além disso, é preciso ficar sem comer leite, queijo, manteiga e outros alimentos lácteos para fazer o efeito desejado. No entanto, a ideia da dieta sem lactose é que ela dure apenas um período de tempo curto, a fim de a pessoa observar como o seu organismo reage sem esse tipo de alimento.
Mesmo quem não possui intolerância à substância pode sofrer em níveis menores com a inflamação que a lactose provoca no organismo. Tanto o açúcar (lactose) quanto as proteínas do leite, como a caseína e a betalactoglobulina são capazes de deixar o organismo mais vulnerável para ganhar peso. Um sinal disso é quando o indivíduo fica com a sensação de barriga estufada depois de ingerir alimentos com lactose.
Outros sintomas são excesso de gases e desconforto gástrico. Assim, entre os cuidados ao fazer dieta sem lactose estão as substituições para que o organismo se adapte melhor ao novo cardápio. Dessa forma, leite de vaca pode ser substituído pelo de soja, porém, o mais adequado é buscar marcas que o produzem sem a soja transgênica. Como isso nem sempre é uma tarefa fácil, porque praticamente toda soja usada na indústria alimentícia no Brasil é transgênica, outra dica é usar o leite de arroz. Entretanto, o seu valor é bastante alto em relação às demais opções e, por isso, pode se tornar inviável a muitas pessoas.
Mais cuidados ao fazer dieta sem lactose
Um dos principais cuidados ao fazer dieta sem lactose é repor o cálcio do cardápio sem os alimentos com lactose, pois é um nutriente essencial para a qualidade de vida, inclusive, dos seus ossos e dentes. Dessa forma, uma dica é consumir uma grande variedade de folhas verde-escuras, semente de gergelim, amêndoa e tofu (queijo de soja), que também são fontes de cálcio.
Uma opção de cardápio da dieta sem lactose inclui, para o café da manhã, uma xícara de chá de sua preferência, uma porção de salada de frutas com uma colher de linhaça e outra de mel. Para o lanche da manhã, a dica é uma porção de mix de frutas secas. No almoço, você pode comer uma porção de arroz integral, uma concha de feijão e um filé magro grelhado com legumes. Para o lanche da tarde, uma sugestão é gelatina ou uma barrinha de sementes.
Para o jantar, prepare salada de folhas verdes, com legumes como pepino e tomate, azeitonas, limão ou ajeite de oliva com uma fatia de carne assada. Antes de dormir, coma uma porção de castanhas-do-pará. Essas são apenas algumas sugestões, pois mesmo sem produtos lácteos, o seu cardápio pode ser bem variado e nutritivo.