CUIDADOS AO DORMIR DE ESTÔMAGO VAZIO
Todo mundo já deve ter ouvido alguém falar que não é bom para o organismo dormir de estômago cheio, mas o contrário também vale. Mais do que ser melhor evitar, é preciso entender quais os cuidados ao dormir de estômago vazio, pois além de prejudicar o início do sono, é ruim para o corpo. Dificilmente alguém vai dizer que consegue dormir com facilidade mesmo quando o estômago está roncando de fome. Esse é o primeiro motivo para não dormir de estômago vazio, pois uma noite de sono com qualidade é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Mas isso não quer dizer que você deve comer em demasia na janta.
A última refeição do dia exige muito cuidado com a escolha de alimentos leves, preferencialmente sem muita gordura e proteína, pois esses grupos alimentares são os que possuem digestão mais lenta. Assim, em vez de se preocupar em relaxar o corpo, o organismo vai ter que trabalhar na sua digestão. Por outro lado, ao dormir de estômago vazio, corre-se o risco de que ele comece a “roncar”, o que pode atrapalhar o sono e de quem estiver ao seu lado, pois esse barulho pode ser muito alto em algumas pessoas. O rosnar do estômago é o resultado das contrações no estômago ou nos músculos do intestino. Se o barulho se repetir seguidamente, pode ser um sinal de algo mais grave, mas, geralmente, trata-se apenas de forme.
Mais dicas e cuidados ao dormir de estômago vazio
Quem está de dieta e pensa que deve ficar sem comer à noite também erra, pois o organismo deve receber, de forma moderada, quantidades de comida ao longo de todo o dia. Como o ideal é dormir oito horas por dia, é melhor não dormir de estômago vazio para não acordar com muita fome.
Se assim for, você corre o risco de ter que comer muito mais do que o normal para se sentir satisfeito. Além disso, mesmo uma refeição leve pela noite deve ser consumida ao menos três horas antes de se deitar na cama. Ou seja, são onze horas sem comer e não se pode deixar o organismo sem suprimentos.
Outro risco de quem deita de estômago vazio é acordar de madrugada e “assaltar” a geladeira. Isso, sim, não só vai estragar a dieta de quem precisa emagrecer, como também vai prejudicar a digestão, pois o metabolismo estará ainda mais lento. Já na hora de escolher o que comer à noite, o mais indicado é recorrer aos alimentos fontes de carboidratos, sendo que os integrais, de baixo valor glicêmico também são mais saudáveis.
Por fim, os alimentos gordurosos, além de serem mais difíceis de digerir, provocam mais gases, podendo atrapalhar a noite de sono. Quem não tem o hábito de comer à noite deve comer ao menos um pouco, pois quem dorme de estômago vazio tem dificuldade de decompor a massa muscular durante a noite.