CRIAR UMA AGÊNCIA DE VIAGENS VIRTUAL
Como muitas outras profissões, o agentes de turismo têm se desenvolvido também na web, e virou uma opção de trabalho Home Office, ou seja, para trabalhar do escritório de casa. O agente de viagem fica responsável por intermediar a relação do cliente com as operadoras, que são responsáveis pela criação de pacotes, translado do aeroporto para o hotel e agendamento dos passeios. Ele está lá para mostrar, direcionar os melhores negócios e tirar o seu lucro. Pensando nisso, separamos dicas para criar uma agência de viagens virtual.
Sabendo explorar essa extensão do ramo, é possível lucrar muito, ainda mais considerando que o brasileiro tem viajado muito mais nos últimos anos. Basta ter conhecimento e experiência com turismo, boa administração de negócios e tempo livre para se dedicar ao negócio.
Veja dicas de como criar uma agência de viagens virtual
1. Investimento
O maior investimento em uma agência de turismo na sua casa deve ser na instalação de uma boa rede provedora de internet, telefone, fax e computadores, isso se você já tiver um bom lugar para trabalhar, com uma mesa que possa servir como escritório, para mantê-lo longe de distrações.
Depois disso, pense no provedor que você vai usar para hospedar o site que será utilizado para comunicação com clientes e contrato de serviços com as operadoras de viagens. Mesmo que o plano de hospedagem seja muito caro, não descarte um servidor que oferece um bom serviço. Desse modo, seu serviço dificilmente ficará fora do ar. Se comparado ao investimento necessário para uma loja física, o valor gasto é muito menor, mas o planejamento não pode ser deixado de lado.
2. Separe as coisas
Casa é casa, trabalho é trabalho. Não se deixe distrair pela televisão ou por alguma visita na hora em que você deveria estar atendendo clientes, mesmo que via on-line. Concentre-se completamente, emprestando horas do seu dia para os cuidados com sua agência.
3. Apoio necessário
Você poderá precisar de ao menos um funcionário para auxiliar os atendimentos e não deixar os seus clientes confusos nas transições, o que é uma forma de garantir que eles sempre tirem suas dúvidas prontamente, mantendo alguém para respondê-las. Você pode, também, dividir tarefas, fazendo com que esse apoio faça somente o primeiro atendimento e o orçamento da viagem desejada. Assim, você pode cuidar da parte que envolve o dinheiro.
4. Feedback
A comunicação com o cliente será constante, afinal, você está ajudando o cliente a preparar uma viagem! Por isso, não se esqueça de procurar sempre um feedback, verificando se o check in foi realizado no horário, ou se a chegada no hotel foi segura. Esses são detalhes fundamentais na formação de um bom relacionamento. Mas sem exageros, pois não precisa ficar ligando toda hora; tente ser mais sutil enviando e-mails. É uma boa forma de fidelizar o cliente e fazer com que ele procure sua agência novamente.
Com as recomendações acima, será mais simples criar uma agência de viagens virtual.