COMO TIRAR HABILITAÇÃO NÁUTICA
Tirar habilitação para barco é algo muito interessante e empolgante, saiba que cada vez mais as pessoas se interessam em pilotar os barcos, sejam eles de grande porte, pequenos ou médios. Mas é interessante analisar que este é um público um tanto segmentado, e por isso se você procura por este tipo de informações já é alguém diferenciado.
Veja alguns tipos de habilitação amadora
Este processo soa de forma bastante complicada, e podemos começar explicando que você precisa de uma habilitação amadora para conseguir uma habilitação definitiva para barco. Você precisará ainda da sua Carteira de Habilitação de Amador a chamada CHA, o que é um documento que comprova que você pode conduzir muitas embarcações a vela sem uma propulsão a motor e também a chamada motonauta o que é um tipo de termo utilizado para quem pilota jet ski.
Veja alguns tipos de habilitações que podem ser adquiridas a seguir.
Habilitação Motonauta
Esta é uma palavra um tanto estranha, mas significa que a pessoa estará apta para conduzir o seu jet ski nos limites de navegação interior. Ou seja, quem tem interesse em pilotar jet skis é bom ter essa categoria já registrada na sua Carteira Amador.
Habilitação O Veleiro
Esta categoria se destaca das outras deixando o interessado em conduzir embarcações que sejam a vela nos limites de navegação que são totalmente estipuladas.
Habilitação O mestre amador
Esta pessoa que deseja pilotar grandes navios ou barcos poderá se candidatar a uma habilitação em categoria de mestre amador, e este tipo de categoria deverá deixar o usuário apto para conduzir embarcações entre os portos nacionais e portos estrangeiros, sempre procurando respeitar os limites de navegação costeira.
Habilitação Capitão Amador
E para finalizar temos o capitão amador, este que tem um destaque por deixar o profissional apto para a condução de embarcações existentes entre pontos nacionais e estrangeiros, mas sem limites de afastamento de costa por exemplo.
Para solicitar o documento, você deverá ir até a capitania dos portos do Brasil e precisa pagar por uma taxa de inscrição preenchendo o que cada uma das categorias de habilitação náutica amadora solicitar.