COMO TER UM E-COMMERCE DE NICHO
O e-commerce tornou-se um negócio que, além de lucrativo, é muito fácil de se investir. A internet tem oferecido cada vez mais facilidades para quem sonha em abrir seu próprio empreendimento no mundo do comércio da web. Logo, você deve saber como ter um e-commerce de nicho para se destacar.
Uma dúvida com que todos os novos empreendedores acabam se esbarrando no início de seu investimento é: vender o quê? Não que a internet ofereça quaisquer obstáculos para tipos de venda, pois é possível comercializar desde roupas até comida. Mas o empreendedor precisa saber a que público se dirigir e, principalmente, investir e descobrir seu nicho é o primeiro passo para o sucesso.
Mais sobre como ter um e-commerce de nicho
1. Vender o quê?
Ao saber o que vender, é necessário trabalhar em cima das características identificadas. Primeiro, considere um nicho de que você goste, como roupas, produtos de beleza, saúde, comida, acessórios, decoração, etc. Procure um assunto pelo qual você já possui familiaridade, já tem conhecimentos prévios, e com que não seria chato ou entediante trabalhar.
Depois, estude os lucros dentro desse nicho e verifique suas possibilidades. Se escolher roupas, por exemplo, os seus gostos ficarão de lado, uma vez que você terá que pesquisar e investir nas peças mais procuradas e vendidas no momento. Ou ainda se arriscar e buscar por inovações, talvez criando suas próprias peças.
2. Vender para quem?
Mas essas roupas, ou peças de decoração, ou seja lá qual foi o tipo de comércio escolhido por você, serão consumidos por quem? Você precisará definir bem o público comprador desse nicho. Por meio de pesquisa, descubra faixa etária, condições sociais e financeiras, lugares frequentados, formações profissionais e acadêmicas, e outras informações que ajudam a definir o porquê daquele determinado público procurar por tais produtos.
3. Fidelização
Agora que você tem o seu público definido, e bem estudado, é hora de vender. Nesse momento, será preciso de muito mais do que uma plataforma de vendas on-line oferecidas por diversos servidores. Utilize redes sociais como forma de comunicação e divulgação dos seus produtos, crie um logo e estabeleça cores para sua marca, estabelecendo uma identificação visual, para que o cliente saiba quem está vendendo o produto que ele tanto procura.
Sempre que possível, crie promoções para atrair clientes novos, mas não se esqueça de fidelizar os antigos. Priorize o feedback, sempre entre em contato com o cliente após a compra, para ter certeza de que ele recebeu o produto corretamente, dentro do prazo estipulado para entrega e em perfeitas condições. Faça com que ele se sinta especial e bem atendido.
4. Seja referência
Não tem nada mais consolidador como um e-commerce de nicho que serve como referência. Essa fidelização de clientes e a identificação visual são parte disso. É preciso que a sua loja seja referência quando se tratar de determinado tipo de produto, para que qualquer um se lembre do nome dela na hora que precisar sobre o item.
Basta colocar as sugestões acima em prática para garantir seu êxito com uma loja virtual de nicho.