COMO PROTEGER APARELHOS MÓVEIS DE PROGRAMAS MALICIOSOS
Com tanta variedade nas lojas on-line de aplicações para celular, é comum ficar confuso com o que utilizar no seu aparelho, para facilitar sua vida ou mesmo para um entretenimento rápido com jogos e aplicativos de redes sociais. Aproveitar as facilidades dos smartphones e tablets é muito bom, mas também é necessário tomar cuidado com as instalações feitas. Então, como proteger aparelhos móveis de programas maliciosos?
Os aparelhos com sistema operacional Android são os mais nocivos a receber vírus e serem prejudicados por aplicativos, pois permite que o usuário faça downloads mesmo fora da loja oficial, que também não tem grande reforço de segurança. Mas isso não significa que os usuários do iOS da Apple nos iPhones e do Windows 8 nos Nokias também não corram riscos.
Confira dicas de como proteger aparelhos móveis de programas maliciosos
1. Pense bem antes de instalar e escolha somente aplicativos muito confiáveis: uma vez que instalado o aplicativo, você poderá acessar informações importantes do seu telefone, além de efetuar ações como chamadas e enviar dados via web. Por isso, escolha aplicativos desenvolvidos por empresas conhecidas no ramo, com um desenvolvedor conhecido e renomado, e que tenham boas notas de usuários na página de download.
2. Utilize somente o sistema original: evite hackers e o famoso “root”, que é o que quebra o sistema original e permite que o usuário faça modificações mesmo em configurações nativas do aparelho. Essa mudança só torna o sistema mais vulnerável a vírus, além de deixá-lo mais lento. E o pior de tudo: como causam a perda da garantia do aparelho, você não poderá recorrer à assistência técnica de forma gratuita se o sistema parar.
3. Mantenha o sistema operacional atualizado: não deixe que o sistema operacional fique muito antiquado para seus aplicativos, pois eles poderão reduzir a velocidade do aparelho e tornar difícil a detecção de ameaças.
4. Mantenha o Bluetooth desligado: além de economizar bateria do aparelho, você evita que programas desconhecidos sejam compartilhados com você sem a sua permissão. Só ative essa função se ela for muito necessária.
5. Não compartilhe o seu cartão de memória: não faça isso nem com aquele amigo que está precisando para “salvar uma foto rapidinho”. Você não sabe o quanto o aparelho dele pode estar desprotegido e se já foi corrompido por algum aplicativo.
6. Se for muito necessário, formate o sistema do aparelho: a necessidade acontece quando esses programas maliciosos já invadiram e já prejudicaram o sistema do seu celular ou tablet. Restaurando todas as configurações, você poderá recuperar o sistema, deixando-o novo em folha, mas correndo o risco de perder fotos, músicas e outros aplicativos. Sendo assim, não se esqueça de fazer um backup e salvar tudo possível.
Ao seguir as dicas acima, a proteção de aparelhos móveis será bem maior.