COMO OFERECER DELIVERY PELA INTERNET
As compras on-line têm se tornado um ambiente lucrativo, o que todo mundo já sabe. Muitos empreendedores estão levando a versão física de seus negócios para a internet, com o intuito de continuarem lucrando e oferecendo conforto aos seus consumidores. Mas nem todos sabem como oferecer delivery pela internet.
O conforto que faz as pessoas comprarem on-line está diretamente ligado com a função do serviço delivery, tornando possível pesquisar preços, escolher produtos, comprar de praticamente qualquer local, e ainda receber o produto no conforto do lar com o máximo de praticidade.
Mas, é claro, oferecer delivery pela internet é uma responsabilidade muito grande. Você precisa ter credibilidade e provar ao seu cliente que aquele produto comprado vai chegar até ele, e ainda oferecer um preço justo pelo item. Para não dar mancada nesse quesito, é importante conhecer alguns cuidados básicos.
Mais sobre como oferecer delivery pela internet
1. O polêmico valor do frete e a empresa de entrega
Para que o produto pedido pelo seu cliente chegue até ele em sua casa, onde quer que ele esteja no Brasil, você precisará de um serviço de entrega eficiente, e que cubra todas as áreas possíveis. Muitas lojas contam somente com os correios e o Sedex, mas outras empresas transportadoras podem fazer com que você diminua a prazo de entrega, permitindo que o produto chegue mais rápido, atendendo à vontade daqueles clientes mais apressados.
Como você precisa oferecer um preço justo pelo frete, utilize plataformas para sua loja on-line que permitam que o cliente veicule seu CEP mesmo dentro do site, e calcule o frente por ali mesmo, na hora da compra, somando com o valor do produto. Isso facilita bastante a compra para o cliente e fará com que ele goste mais de navegar no site.
Possibilite que o consumidor consulte o preço do frete para cada uma das empresas que trabalham com sua loja e também com os correios, e faça a escolha que caiba melhor em seu orçamento e necessidade de prazo de entrega.
2. Peça o feedback do cliente
E não é porque você contratou uma empresa confiável que deve confiar cegamente naquele serviço. Busque o feedback deles e do cliente. Exija que a empresa o atualize e também comprove que entregou o produto ao cliente, além de pedir para este falar sobre a experiência de compra, expressando se a encomenda chegou mesmo na data desejada, se o produto chegou inteiro e sem danos, e se foi bem atendido pela transportadora. Essa avaliação ajuda a manter a confiança entre os três.
3. Embale bem
Se o produto chegar danificado ao seu cliente, isso pode ser culpa da transportadora, por falta de cuidados no percurso, ou ainda culpa do vendedor, que não embalou corretamente. Priorize a proteção da compra de seu cliente, utilize o que for necessário para embalar a encomenda muito bem, seja plástico bolha, algodão, isopor ou mesmo papel, mas dê preferência a uma caixa de papelão para ajudar na entrega e no transporte.
É legal também decorar a caixa ou os produtos utilizados para embalar. Tente recorrer a cores que combinam com a cor do logotipo da loja, ou utilizar as estampas e o logo para embalar. Além disso, lembre o cliente onde ele conseguiu aquela compra quando ele estiver abrindo.
Ao aplicar as dicas acima, seu serviço delivery virtual será mais eficiente.