COMO LIMPAR UMBIGO DO BEBÊ
É normal que depois que o cordão umbilical, que ligava o bebê à mãe, é cortado fique ainda um pedacinho no umbigo da criança. Esse pedaço, que pode chegar a três centímetros, é chamado de coto e é preciso que se saiba como limpar umbigo do bebê. As dicas a seguir vão ajudar nessa hora.
É importante saber, primeiro, que em até 21 dias após o nascimento o coto umbilical vai secar, ficar preto e cair. A partir disso, aparece no seu lugar uma pequena ferida, que pode levar até 10 dias para cicatrizar. No caso desse processo demorar mais do que o previsto é indicado conversar com o pediatra.
De qualquer forma, é preciso manter o umbigo, mesmo quando estiver com o coto, bem higienizado e seco, o que vai evitar infecções, já que as bactérias que vivem naturalmente na pele podem infeccionar a região. Se o umbigo não se mantiver limpo é possível que a sua contaminação evolua para o tétano, que no recém-nascido pode ser fatal.
Dessa forma, como limpar umbigo do bebê consiste em passar um cotonete com álcool a 70%, que atualmente é apenas encontrado em farmácias, no coto. Isso deve ser feito sempre que as fraldas forem trocadas, sendo que é preciso deixar o local secar naturalmente.
Quando estiver bem seco, cubra o coto com a fralda, mas sem nenhuma faixa. Também é preciso que as mãos de quem trocar as fraldas estejam sempre bem limpas.
Mais dicas de como limpar umbigo do bebê
Quando o coto for sujo com xixi ou coco é importante que logo a região seja limpa, apenas com água e sabão de glicerina o outro que possa ser usado em bebês. Ao final da higienização passe um pouco de álcool. Embora em outros países existam opiniões diversas, no Brasil recomenda-se dar banho no bebê desde o primeiro dia de vida.
Existem países onde se recomenda aos pais não molhar o coto e, por isso, não se banha o recém-nascido até que ele não caia. Há também países que não recomendam o uso do álcool. Vale dizer ainda que é normal se do umbigo sair uma secreção amarelada, parecida com pus, antes do coto cair.
Isso não é sinal de infecção, mesmo que haja um leve cheiro ruim. As roupinhas que estiverem em contato com o coto também podem ficar sujas com um pouco de sangue. Mas se você achar que está anormal a situação leve o seu bebê para uma visita no pediatra, como se o umbigo e a região ao seu redor estiverem inchados ou vermelhos.
Caso o cheiro do coto esteja forte é outro motivo para buscar ajuda médica. Depois que o coto cai é aconselhável limpar o umbigo com álcool por alguns dias ainda. Pode se formar no local do coto uma carne esponjosa, mas é normal que ela desaparecera dentro de algum tempo.