COMO LIDAR COM O SOLUÇO DO BEBÊ
Saber como lidar com o soluço do bebê é um dos tantos conhecimentos que pais e mães devem dominar, pois eles são bem comuns nos pequenos. No entanto, é normal que os bebês solucem, até mesmo frequentemente, em especial, quando a criança é recém-nascida. No primeiro mês de vida, eles podem ter soluções todos os dias e mais de uma vez.
Isso se deve ao fato do diafragma do bebê não estar completamente desenvolvido. Assim, ele se contrai, o que é provocado pela irritação ou pela estimulação do músculo, ainda imaturo. Outros motivos que levam o bebê a soluçar são: quando comeu demais, está com frio ou engoliu muito ar.
Na maioria das vezes, o soluço vai embora sozinho, não sendo necessários aos pais fazerem nada, pois não se configura um risco à saúde, somente é desconfortável para o pequeno. No entanto, se eles se prolongarem é possível lidar com soluções de bebê a fim de fazer com que parem. Para tanto, alguns métodos têm mostrado bons resultados, como manter o bebê de pé, caso ele venha a soluçar após a amamentação, ou agasalhar o seu filho, se ele está soluçando devido ao frio.
Bebês que são amamentados na mamadeira costumam soluçar mais. Além de colocá-lo para arrotar com mais frequência, também faça intervalos durante as mamadas. Nesse sentido, é possível também evitar que apareçam as crises de soluços, o que pode ser feito colocando-o para arrotar e mantendo-o agasalhado.
Algumas técnicas que se usa para o soluço em adultos parar não devem ser usadas em crianças, como sacudir ou assustar o bebê, o que pode machucá-lo.Já para as crianças que tenham mais de três anos, uma dica de como lidar com soluços é oferecer um pouco de água fria. Você também pode pedir que ela prenda a respiração por 10 segundos, voltando, em seguida, a respirar normalmente.
Saiba o que fazer e como lidar com o soluço do bebê
Existem relatos de bebês que soluçam, inclusive, dentro da barriga das mães. Isso pode ocorrer, uma vez que o feto está ainda aprendendo a como respirar. Além de a gestante sentir o soluço do seu filho, ele pode aparecer até mesmo durante os exames de ultrassom.
Embora o soluço não seja algo com o qual se deva preocupar, quando ele se torna muito frequentes, prejudicando a sua alimentação ou sono, é melhor visitar um médico pediatra. O soluço pode ser motivo de preocupação se ele continuar depois que a criança completar um ano de idade e em casos em que seja incontrolável.
O soluço, em alguns casos, pode ser o sintoma de refluxo gastroesofágico – quando o alimento volta do estômago para o esôfago e/ou boca. Nesse caso, a criança deve fazer um tratamento adequado para o problema.
Confira todas essas dicas você vai tirar de letra cada situação e conseguirá tranquilizar seu bebê quando ele estiver com soluços!