COMO IDENTIFICAR SÍNDROME DE ASPERGER
Saber como identificar síndrome de Asperger é importante, particularmente, para pais com filhos em idade escolar, pois é entre os dois e sete anos de idade que esse quadro costuma se manifestar. Essa síndrome se enquadra como desordem neurobiológica dentro dos transtornos globais do desenvolvimento.
Por muitos anos, a síndrome de Asperger foi considerada uma condição muito próxima ao autismo e apenas recentemente foi melhor definida. Para identificar síndrome de Asperger, existem alguns sinais que podem ser percebidos pelos pais, embora apenas um médico especialista possa diagnosticar realmente o transtorno. Um deles é observado quando se percebe que o filho não consegue desfrutar normalmente do contato social, preferindo comunicar-se mais com adultos a falar com crianças da sua idade.
A criança com síndrome de Asperger também não se interessa pelos esportes e, ao brincar com outras crianças, não entende as regras implícitas do jogo. Por isso, prefere brincar sozinha e, quando tenta brincar com os outros, quer impor suas próprias regras. Também é comum a criança com o transtorno não gostar de sair de casa, nem para ir à escola, onde costuma ter conflitos com seus colegas.
Mais dicas de como identificar síndrome de Asperger
Para a criança com a síndrome de Asperger, é difícil identificar seus sentimentos e o que as outras pessoas sentem, além de ter dificuldade em entender as intenções das outras pessoas, o que caracteriza certa ingenuidade. A criança com Asperger também é mais birrenta do que o normal e pode chorar com facilidade por tudo.
Quando fala com outra pessoa, não consegue olhar em seus olhos, mas acredita em tudo o que lhe dizem ao pé da letra e, por isso, não compreende as ironias. Além disso, não se interessa muito pelo que os outros falam, tem dificuldade em manter uma conversa longa e muda de assunto quando está confusa.
Por outro lado, a criança com síndrome de Asperger fala bastante, em voz alta e de um jeito peculiar, usando linguagem formal, com extenso vocabulário, além de inventar palavras ou expressões idiossincrásicas. Também é comum observar que a criança com o transtorno esteja ausente, pensativa.
Essa criança não entende as críticas e os castigos, tampouco as formas como deve se comportar em diferentes situações sociais. Por outro lado, ela possui memória exemplar na hora de lembrar datas e dados, interessa-se pela matemática e as ciências em geral, além de aprender a ler sozinha.
Por fim, a sua imaginação é escassa e o seu senso de humor é peculiar. Quando se interessa por um tema, a criança com síndrome de Asperger ocupa-se com ele por muito tempo, também podendo repetir coisas de forma exagerada ações. Além disso, essa criança aprecia rotina e não tem boa coordenação motora, tendo até mesmo dificuldade para se vestir, o que faz de modo demorado.