COMO IDENTIFICAR PROBLEMAS PELO BARULHO AO FREAR O CARRO
Saber como identificar peças desgastadas pelo barulho ao frear pode salvar a sua vida ou apenas evitar uma série de problemas. Além de ruídos, outros sinais de que o seu carro está com um problema são luzes do painel que acendem ou pedais e volante que você sente diferente do habitual.
Quando o barulho estranho ocorre na hora de frear, isso costuma indicar que as pastilhas estão com problemas, as quais podem estar com o seu material muito duro. Outra possibilidade é que o seu veículo esteja com flutuação da pastilha na pinça de freio ou mesmo contato irregular da pastilha com o disco. Nesses casos, ao frear, o automóvel vai fazer um ruído que se assemelha à freada de um ônibus velho.
É habitual, ainda, que o problema associado ao barulho nos freios seja o desgaste demasiado das lonas de atrito, o que pode ocorrer, nessa situação em especial, nas rodas traseiras, ou com as pastilhas nas rodas dianteiras. O barulho chato é sinal ainda de que o disco de freio está com algum problema, estando fixado à roda.
Nesse quadro, com a redução do movimento de girar da roda,ao entrar em contato com as pastilhas, é possível que o disco faça o ruído por defeito na superfície irregular. Até mesmo o acúmulo de sujeira dos dias chuvosos pode causar sons estranhos.
O que pode significar o barulho ao frear o carro
Ao menor barulho que se repetir enquanto você dirige, seja freando ou não, o melhor é buscar uma mecânica qualificada para avaliar qual é o problema. No entanto, ao ter uma noção das várias possibilidades, você pode tanto já se preparar para o conserto e mesmo não tardar em buscar ajuda especializada.
Vale lembrar que mesmo quando não exista nenhum ruído diferente vindo dos freios do seu carro, é importante que eles passem por revisões periódicas, que devem ocorrer a cada 10 mil quilômetros ou um ano. Além dos freios, outras partes do seu carro podem causar barulhos adversos indicando problemas.
É o caso de ruído contínuo que se assemelha ao do aspirador de pó, nesse caso, o mais comum é que o dano esteja nos rolamentos. Os veículos possuem muitos deles, sendo que alguns barulhos são normais. Ou seja, os rolamentos de roda fazem ruídos acima de 40 km/h, já a bomba da direção hidráulica faz ruído quando o volante é girado para os dois lados.
Mas se o barulho persistir quando você gira para apenas um lado, pode haver prejuízo na direção hidráulica ou falta de óleo no sistema.Enquanto isso, a bomba d’água, esticadores das correias e os rolamentos do alternador realizam barulho contínuo quando o motor está ligado e o carro parado. Nesse caso, é preciso desmontar as correias para encontrar o problema.