COMO IDENTIFICAR E TRATAR BROTOEJAS NO BEBÊ
Identificar e tratar brotoejas em seu bebê são procedimentos importantes, já que elas são relativamente comuns nos pequenos. Para certificar-se de que se trata de brotoejas, verifique se são erupções de pele com aspecto vermelho. O mais comum é que apareçam no pescoço, debaixo dos braços e na região da fralda.
O motivo do seu surgimento éo calor em determinadas regiões com a combinação do contato com a roupa. Por isso, as brotoejas podem aparecer ainda, na barriga, peito, virilha e bumbum. Já crianças que usam boné ou chapéu podem receber as erupções na testa e no couro cabeludo. O rosto é outro local onde se manifesta o problema, sendo que junto pode chegar uma dermatite atópica ou mesmo ser confundida com ela.
Embora não seja um problema sério com o qual se deva assustar, os pais devem estar atentos, pois as brotoejas são sinais de que o pequeno está com muito calor. No entanto, se elenão se refrescar, o quadro pode evoluir para sintomas mais graves, como os associados à insolação.
A questão é que quando a criança transpira para diminuir a temperatura do corpo, se o seu suor excessivo entupir os poros da pele, sendo impedido de sair, se formam as brotoejas. Por isso que os bebês estão mais propensos a elas, já que os seus poros são menores.
Aprenda a identificar e tratar brotoejas em bebês
Além do calor excessivo e do contato de roupas na pele, outra causa para o aparecimento das brotoejas nos pequenos é o uso roupas apertadas ou quentes demais. Por isso, é importante sempre vestir a criança de forma confortável e arejada. Mantê-la bem hidrata também previne o problema, pois evita o acúmulo de suor, o que agrava a irritação.
Brotoeja também pode aparecer em casos de febre, quando o bebê transpira mais. Já que ela coça bastante, uma forma de identificá-la é observar o seu filho para ver se ele não anda se coçando demais. O tratamento não é complicado, sendo que ao primeiro sinal das erupções na pele, refresque o bebê.
Tire as roupas que o apertam ou as deixe mais frouxas, depois, o encaminhe para um lugar fora do sol, menos quente e arejado. O próximo passo é resfriar as áreas afetadas com paninhos molhados. Um banho fresco com maisena na água vai ajudar a aliviar a coceira e a manifestação das brotoejas.
Depois, deixe que a pele seque sozinha, sem passar a toalha. O bebê pode ficar sem roupa por um tempo. Você não deve usar cremes sem a orientação médica, tampouco talco, uma vez que ele possui partículas muito finas que podem ser inaladas pela criança, ficando presas nos seus pulmões.