COMO FAZER TAPIOCA, PASSO A PASSO, RECEITA
COMO FAZER TAPIOCA – A tapioca pode ser considerada como a mais nova “queridinha” dos nutricionistas e médicos que tentam combater a obesidade nos seus pacientes. Trata-se de um alimento simples e que pode ser acabar substituindo uma série de outras comidas no dia a dia. Basicamente a tapioca conta na sua composição com dois ingredientes: farinha e água.
É claro que por ser uma massa simples e versátil existem muitas formas diferentes de fazer e de comer a tapioca. Hoje em dia é possível encontrar nos mercados e similares uma série de produtos prontos vendidos como tapioca. Alguns deles acabam ganhando outros ingredientes, seja para tornar mais saboroso ou até mesmo mais rico nutricionalmente falando.
A tapioca é um alimento que também acabou se tornando mais conhecido nos estados que pertencem a região norte do Brasil, demorando um pouco para ser reconhecido e consumido nos estados mais ao Sul. Mas hoje em dia pode-se dizer que a tapioca acabou ganhando as cozinhas até mesmo das pessoas que comiam esta comida quando eram crianças mas que acabaram esquecendo ao longo dos anos.
Antes de entrarmos nos detalhes do preparo da tapioca, é importante para o consumidor entender quais são as propriedades deste alimento. Como ele é feito basicamente com farinha e água, a tapioca em sí pode não ter muito valor nutricional em temo de vitaminas e sais minerais. Mas acaba levando uma vantagem em comparação com outros alimentos, como o pão francês.
A tapioca não contém glúten, não precisa levar sal no seu preparo e também dispensa qualquer tipo de gordura hidrogenada. Já para resolver a questão da falta de itens que tornem a massa um pouco mais rica em termos nutricionais, é possível inserir chia ou linhaça, por exemplo
Receita de tapioca
Para preparar a sua tapioca não será preciso uma grande quantidade de recheios, e é grande a chance dos ingredientes estarem disponíveis na sua cozinha:
– Água
– Polvilho doce
Apenas com estes dois elementos é possível fazer a tapioca. Já o método de produção vai remeter aos velhos tempos de cozinha, já que o mais correto será meter a mão na massa e fazer a massa “no olho”.
Pegue uma quantidade de polvilho doce, que pode ser de 70 a 80 gramas para uma tapioca de 15 centímetros de diâmetro, e adicione água aos poucos. Vá misturando com as mãos até ficar úmido. Depois será necessário passar a massa por uma peneira para separar a goma fininha. Leve ao fogo em uma frigideira, no formato de uma panqueca, e está pronto.