COMO FAZER A DIETA DE SOUTH BEACH
Para saber como fazer a dieta de South Beach, é preciso entender quais são os seus estágios e preceitos. Essa dieta prioriza o consumo de “gorduras e carboidratos bons”, sem a necessidade de eliminá-los totalmente do dia-a-dia, como muitas dietas indicam. Para tanto, ela ensina como escolher os alimentos baseados em suas características.
A vantagem é que a dieta de South Beach se torna menos restritiva, mais fácil de fazer e também é uma ferramenta da reeducação alimentar, ao ensinar a fazer boas escolhas, sem a necessidade de passar fome. Exemplos de alimentos saudáveis e nutritivos são ovos, azeite de oliva, frango, peixe, castanhas e vegetais, além de muitos outros.
Quanto aos seus estágios, o primeiro é o chamado Restrição aos “Bons Alimentos”, que vai durar duas semanas. Nesse período, a dieta de South Beach exige um pouco mais de força de vontade, uma vez que são ingeridos somente alguns alimentos bons, com grandes quantidades de vegetais, carnes magras, frango sem pele, queijos magros, peixes e mariscos, ovos e castanhas.
Como fazer a dieta de South Beach consiste em você nunca sentir fome, para que o organismo não entre no modo fome. No entanto, deve-se lembrar de que fome é diferente de vontade. Porém, alimentos ricos em carboidrato, por enquanto, devem ficar de fora do seu cardápio. Assim, é possível reduzir o nível de glicose no sangue a um nível normal.
Mais dicas de como fazer a dieta de South Beach
No segundo estágio, Lenta Adição de Carboidratos de Baixo Nível Glicêmico, é quando você continuará consumindo os alimentos das duas primeiras semanas e acrescentará a eles mais carboidratos ao cardápio. No entanto, esses alimentos devem conter baixa pontuação no Índice Glicêmico, como pão, arroz integrais e frutas.
Essa adição também deve ser gradual, iniciando com uma porção extra de carboidratos por dia, preferivelmente, no jantar. A duração desse estágio varia conforme o peso a que você deseja chegar. Quando atingir o seu objetivo, está na hora de ir para o próximo estágio, o final, conhecido como A Dieta de South Beach Torna-se Seu Estilo de Vida.
Nesse momento, você passa a consumir tudo o que desejar, sendo que a ideia é apenas manter o seu peso, mas seguindo os preceitos do método que são, principalmente, os de não exagerar e sempre escolher os alimentos mais saudáveis e nutritivos para as suas refeições e lanches, até porque você agora sabe o que realmente faz bem.
A dieta de South Beach foi desenvolvida pelo médico Dr. Arthur Agatston, na Flórida, EUA, quando trabalhava em um centro de prevenção cardíaca. A sua função era auxiliar os pacientes a controlar seus níveis de insulina e colesterol. Ambos os aspectos são essenciais para reduzir o risco de ataque cardíaco.