COMO EVITAR MANCHAS DE QUEIMADURAS
Quanto maior a queimadura que a pele sofre e mais camadas são afetadas, maiores são as chances de resultar em manchas permanentes na pele. No entanto, existem formas de como evitar manchas de queimaduras, que devem ser realizadas apenas depois que você finalizar o tratamento da queimadura em si.
Um dos truques para não aparecer a mancha no local atingido é evitar qualquer ambiente quente ou a proximidade com objetos que estejam emitindo calor, como carros quentes expostos ao sol. É preciso, ainda, evitar cozinhar perto do forno, ao menos por um período depois da queimadura.
Fazer sauna e ir à praia são outras atividades que devem ser evitadas, ao menos, logo depois que a queimadura tiver ocorrido. Assim, diminuem as chances de a mancha da queimadura permanecer na pele. Tudo isso porque as fontes de calor são provocadas pela radiação infravermelha, que pode manchar a pele. Por esse mesmo motivo, é importante que você aplique protetor solar sobre a mancha da queimadura a cada duas horas, durante seis meses.
As luzes fluorescentes e as luzes de computadores também emitem radiação infravermelha e, por um tempo, é melhor se afastar delas. O uso de cremes clareadores também é um jeito de evitar manchas de queimaduras, mas de forma alguma substituem o tratamento da queimadura em si.
Mais dicas de como evitar manchas de queimaduras
Outra dica é usar limão, sendo que ele deve ser aplicado só depois que o ardor tiver aliviado. Nesse momento, umedeça um pano com o suco de limão e coloque na área queimada. Esse procedimento pode ser feito diversas vezes ao dia até que a mancha desapareça. Logo após a queimadura, entretanto, o melhor é lavar a área com água fria corrente.
Existem outros produtos naturais que ajudam a não deixar que a pele fique manchada após uma queimadura. É o caso do tomate, com o qual você pode fazer um extrato para passar na região afetada. Aguarde uma semana após ter se queimado para usá-lo, sendo você pode fazer isso várias vezes ao dia até que melhore.
O óleo de amêndoas é outra dica para evitar as manchas de queimaduras, com a vantagem de que o produto também hidrata a pele. O aloe vera (babosa) é muito eficiente para não deixar manchas na pele, uma vez que a planta regenera as células. Para usá-la, corte uma folha transversalmente e extraia a substância que possui, a qual deve ser aplicada sobre a queimadura.
Em estéticas, as manchas originadas de queimaduras podem desaparecer com o peeling químico. Ela é mais eficiente em manchas leves e funciona mesmo quando a queimadura é antiga. Nesse procedimento são usados ácidos que eliminam várias camadas superficiais da pele. Por isso, busque estabelecimentos seguros e de qualidade. E, na dúvida, faça um tratamento com um dermatologista.