COMO E QUANDO BUSCAR CAPITAL EXTERNO PARA A EMPRESA
Numa carreira de empresário, é comum passar por altos e baixos, mesmo nas empresas mais famosas e bem sucedidas do país. Algum gasto excessivo ou a necessidade de mais publicidade podem fazer com que o dinheiro acabe e sua empresa precise de novos recursos para não desandar. Então, como e quando buscar capital externo para a empresa?
Um bom administrador reconhece quando é necessária a ajuda externa para o seu negócio, e precisa saber como convencer os investidores para multiplicar o capital investido. Se a sua empresa está precisando de maiores cuidados, é bom saber como e quando buscar capital externo para ela. Se a sua empresa se encaixa em uma das situações descritas abaixo, é bom consultar o seu contador e correr atrás de investidores de capital externo.
Confira como e quando buscar capital externo para a empresa
1. Se a empresa ainda não nasceu: para um empreendedor iniciante que não conseguiu tirar a empresa do papel, um capital externo é muito importante para impulsionar os negócios, afinal, muitas vezes, o plano já está pronto e o que falta é aquele empurrão financeiro.
2. Se você quer iniciar novos projetos: para aquela empresa que já está funcionando a todo vapor, mas ainda não tem bons lucros, é comum haver um novo projeto dentro dela ou o aumento da distribuição de produtos e a capacidade de atendimento, que podem impulsionar as vendas.
3. Em casos de dívidas e falência: nesse momento crítico, a única forma de evitar afundar a empresa e o seu nome como administrador é contar com investimento de capital externo. Para todos os casos, são necessários planejamentos consistentes e estratégias inteligentes para convencer os investidores, além de muito profissionalismo para conseguir colocar tudo em prática e não desperdiçar tal investimento.
4. Postura e segurança: por mais que cada situação seja bem diferente entre si, todas elas exigem o mesmo do administrador. Além da responsabilidade de lidar com o dinheiro investido, é preciso de postura e segurança para, primeiramente, convencer os investidores. Mostre-se confiante em suas propostas e estude sua postura, para não mostrar desconforto e insegurança.
5. Estude muito: esteja preparado para rebater e argumentar com qualquer situação que os investidores poderão impor, mesmo que hipotética. Conte com um contador para estudar as possibilidades de recebimento de capital externo, o que você fará com o valor e, principalmente, as dificuldades que você poderá encontrar.
6. Mostre-se: faça questão de estar presente em todas as reuniões com investidores, evite o máximo que puder qualquer cancelamento ou envio de representantes. Mostre a sua cara para que todos saibam quem é o responsável pelo negócio, e a quem cobrar caso necessário, mas acima de tudo, com quem negociar.
Dessa maneira, será mais fácil ter capital externo para a sua companhia.