COMO CONSEGUIR A SEGUNDA VIA DA CARTEIRA DE TRABALHO
Saiba como emitir a segunda via da sua carteira de trabalho passo a passo. O documento é imprescindível para o trabalhador devendo sempre estar em posse para qualquer ingresso em uma empresa. Além que no próprio documento estão diversas informações a respeito do histórico profissional, informações relativas a férias, salários dentre outros, com essas informações a empresa contratante consegue confirmar as informações passadas pela pessoa no ato da entrevista ou no seu currículo.
Não apenas como pedir a segunda via, é de suma importância que o trabalhador recuperar seus registros antigos.
A primeira coisa a se fazer é abrir um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima de sua residência, pois se trata de um documento único e intransferível. Com isso, o trabalhador deve se encaminhar ao Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ou ao posto de atendimento ao trabalhador mais próximo de sua residência.
Os documentos necessários para efetivação da segunda via são os seguintes:
-Uma foto 3×4 atual
-Certidão de nascimento, casamento ou carteira de identidade.
-Um documento que comprove o numero da carteira de trabalho perdida (Podemos utilizar como exemplo extrato do fundo de garantia FGTS)
-Boletim de ocorrência.
Porem, assim que for recebido o novo documento os registros anteriores não estarão no documento, ele estará em branco. Para que as experiências anteriores constem na carteira o trabalhador deve retornar para Superintendência Regional do Trabalho e Emprego que vai consultar o cadastro geral de empregados e desempregados e as informações de relações sociais.
O trabalhador pode aproveitar já que está na superintendência do trabalho e, quando for feita a emissão da carteira, já pedir os dados dos empregos anteriores, desde que claro que ele tenha a nova carteira em mãos, para que o órgão refaça consiga refazer os registros. O tempo de entrega do documento pode ser no próprio dia, ou em média, de 5 a 7 dias – vai depender da cidade/estado. O prazo de entrega é definido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de cada localidade.
Quando pedir a segunda via do documento, o trabalhador receberá a carteira nova, plastificada e muito mais resistente, que é o modelo padrão adotado para todos os brasileiros desde o ano 2008. A nova carteira de trabalho é emitida por meio de um sistema, que integra nacionalmente os dados de todos os trabalhadores do Brasil. Mais resistente que o anterior, o documento é feito com papel de segurança e plástico inviolável, que dificultam muito a falsificação das informações sobre a carreira profissional do trabalhador, tornando segura e confiável quando for necessário confirmar qualquer tipo de informação nela.