COMO COMPACTAR UM ARQUIVO NO WINDOWS
O NTFS, New Technology File System, é um sistema desenvolvido pela Microsoft para tornar-se padrão de arquivos do Windows NT, este que há anos atrás era muito utilizado por empresas, principalmente, com o intuito de atuar com servidores, ganhando uma boa parcela do mercado que necessitava de serviços do gênero.
Com a mudança de sistema, necessário para que a Microsoft pudesse otimizar ainda mais seus serviços e disponibilizar novidades e melhorias aos seus utilizadores, foi criado o FAT, porém o NTFS nunca saiu de circulação, passando a valer não para o Windows NT, porém expandindo para outras versões como o Windows 200, Windows XP, Windows Server 2003 e 2008, Windows Vista e Windows 7, abrangendo uma nova gama de versões criadas pela Microsoft para sua disseminação dentre os usuários.
Uma das principais regalias do NTFS é que o mesmo permite a compactação de arquivos, ou seja, é possível aglomerar documentos e pastas para poupar o espaço utilizado no computador e em disco, utilizando diferentes formas para concluir esta ação, sendo as mais tradicionais conhecidas como ZIP e RAR. Com a compactação, é possível acessar os arquivos normalmente, porém todos estarão dentro de uma só pasta, podendo descompactá-los novamente de maneira rápida e fácil.
Um malefício que pode ocorrer com a compactação de arquivos é o funcionamento mais lento do sistema, assim não é indicado compactar arquivos que comprometam o andamento de processos do computador, permitindo que o desempenho permaneça o mesmo. Evitar compactar arquivos grandes também é uma dica para não obter desvantagens.
Como realizar o processo para compactar arquivos?
O processo de compactação é simples e rápido, escolhendo quais os arquivos que deseja compactar e seguindo os passos abaixo:
- Abra o Windows Explorer – Ao iniciar o computador, clique com o botão direito acima dos arquivos ou pasta que deseja transformar em ZIP ou RAR, encaminhando-se para a última opção descrita como “Propriedades”.
- Verifique o tamanho do arquivo – Para evitar a compactação de arquivos grandes, sem comprometer o desempenho do sistema, é possível acessar a aba “Geral” e visualizar informações sobre o programa, tal como seu tamanho.
- Vá em configurações avançadas – Clique em “Avançados…” ainda na aba “Geral” e selecione a opção “Compactar o conteúdo para economizar espaço em disco” que está localizado abaixo de “Compactar ou codificar atributos”, clicando em “OK” para salvar as alterações.
- Configure compactação de pastas – Caso tenha selecionado uma pasta, é necessário confirmar se deseja compactar possíveis outras pastas dentro dela. A confirmação deve aparecer automaticamente ao clicar em “Aplicar”, surgindo uma nova janela, devendo selecionar a opção que mais lhe agrada e clicar em “OK”.
- Confira o tamanho do arquivo – Após a compactação, é possível conferir se o processo de compactação gerou um bom resultado, clicando novamente com o botão direito acima do item compactado, seguido de “Propriedades”, visualizando como resultado o tamanho da pasta ou arquivo.
Descubra se a compactação deu certo
Muitas pessoas encontram-se em dúvida se a compactação de arquivos ou pastas deu resultado, assim é possível obter esta resposta no Painel de Controle do Menu Iniciar, clicando em “Aparências e Temas” e, em seguida, “Opções de Pasta”, assinalando a opção “Exibir arquivos NTFS criptografados ou compactados em cores, clicando em aplicar para finalizar a ação.