COMO APLICAR A DIETA DA ÁGUA MORNA
Saber como aplicar a dieta da água morna pode tornar o seu processo de emagrecimento ainda mais eficiente. Já que a água morna colabora para o processo de perda de peso, como garante a medicina chinesa, pois facilita a digestão, uma dica é ingeri-la abundantemente ao longo do dia.
Com a água em temperatura morna, o organismo consegue trabalhar melhor, transformando os nutrientes ingeridos – que virariam gordura – em energia a ser queimada. Além disso, a água morna age sobre o controle do apetite, uma vez que o corpo recupera a capacidade de mandar uma mensagem de saciedade para o cérebro. Dessa forma, é possível comer o suficiente, sem exagerar. Para tanto, a dieta da água morna deve ser feita da seguinte forma: beber 300 ml de água morna (entre 29 e 36 graus) em jejum, 15 minutos antes do café da manhã. O mesmo deve ser feito antes do almoço e do jantar.
A única contraindicação da dieta restringe-se aos indivíduos que fazem hemodiálise. Para entender melhor essa dieta, vale dizer que a milenar forma de tratamento energético baseia-se no equilíbrio das forças Yin (todas as energias frias) e Yang (todas as energias quentes).
Como ocorre com os demais seres da natureza, o organismo humano também precisa harmonizar o frio e o calor para viver com melhor qualidade. Mas como nem sempre isso acontece, alguns organismos desenvolvem obesidade do tipo Yin e outros do tipo Yang. Para recuperar esse equilíbrio, portanto, é preciso beber água morna.
Mais informações de como aplicar a dieta da água morna
Pessoas tipo Yin são mais tranquilas e comem pouco, sendo que a gordura corporal se concentra nas pernas e nos quadris. Elas ganham peso porque possuem excesso de frio no estômago, fazendo-o demorar mais a esvaziar depois das refeições. Assim, o metabolismo fica lento, a pessoa sente menos fome, mas retêm mais líquido. Nesse caso, a água morna supre a ausência de calor do organismo.
Já pessoas Yang são mais agitadas, adoram comer, falam sem parar e reservam mais gordura na parte alta do corpo. Elas ganham peso porque o calor se acumula no estômago. Com isso, o esvaziamento gástrico é bastante rápido e o resultado é mais fome. Assim, a água morna ajuda a acalmar o estômago e torna o processo de esvaziá-lo mais lento, reduzindo o apetite.
Uma dica para aplicar a dieta da água morna é acrescentar ao dia-a-dia os alimentos termogênicos, que auxiliam no processo de emagrecimento, pois aceleram o metabolismo, como chá verde, pimenta, alho, gengibre, canela, entre outros. Outra dica é ter uma dieta equilibrada com alimentos saudáveis, como iogurte natural com linhaça dourada, abacaxi de sobremesa e queijo frescal. Além disso, exercícios físicos completam o equilíbrio do corpo com a mente.