COMO ACHAR EMPREGO AO FAZER MUSEOLOGIA
COMO ACHAR EMPREGO AO FAZER MUSEOLOGIA – Como achar emprego ao fazer museologia, desde 2009, é mais fácil do que já foi em anos anteriores. Isso porque esse ano foi marcado pelo impulso que a área recebeu, ao ser criado o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Na mesma época, foi criada ainda a Política Nacional de Museus.
Com essas iniciativas, os profissionais da museologia começaram a ser mais requisitados para preencher os postos criados.Já que a ideia dessas propostas do governo é não criar apenas museus nas grandes cidades, mas como também nas pequenas, os empregos ao fazer museologia podem ser encontrados em diversos estados, desde que estejam integrando as políticas de incentivo governamentais.
As oportunidades no mercado de trabalho para o museólogo também crescem com o programa Reuni – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Além de exercer as suas atividades na gestão de centros culturais, esse profissional pode atuar ainda em memoriais e centros de memória.
No entanto, o segmento que absorve o maior número de profissionais é o relacionado à preservação de obras e documentação. As capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro são ainda as que oferecem mais vagas de emprego para quem faz museologia.
Além disso, devido à cultura de preservar o patrimônio histórico, os estados de Minas Gerais e Bahia também oferecem boas oportunidades a esse profissional. O salário de um recém-formado no curso superior é de R$ 3 mil em média.
Dicas para achar emprego ao fazer museologia
As universidades, os centros comunitários e os sítios arqueológicos são outros lugares onde é possível achar emprego ao fazer museologia. Entre as especialidades da área está a ação cultural, que se refere à organização de exposições temáticas para um determinado público, com o objetivo de apresentar o acervo de forma pedagógica.
Ação documental, que define políticas de aquisição, de cuidado e seleção de artigos, além de classificar as obras para o acervo; e catalogação, a fim de organizar, numerar e fotografar peças, bem como fazer laudos técnicos e controlar a entrada e a saída de artigos são outras áreas em que o museólogo pode atuar.
Outras especialidades da graduação são a conservação, que tem a função de restaurar artefatos quando necessário e monitorar as condições ambientais para o armazenamento de peças; a exposição, que avalia a melhor forma de mostrar determinadas peças; e memória empresarial, responsável por organizar acervos de empresas e instituições públicas.
Quem quer achar emprego ao fazer museologia pode ainda trabalhar com pesquisa, ao aprofundar o seu conhecimento a respeito de um certoperíodo, tema ou artista. Independente de qual desses tipos de trabalho o museólogo tiver, a sua profissão prevê, de todas essas maneiras, transmitir conhecimentos e desenvolver ações culturais por meio de acervos.