CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO DNA
Quem já ouviu falar sobre o cardápio baseado no perfil genético e pensa em fazer esse regime deve saber quais são as características da dieta do DNA, como também é chamada. Dessa forma, é possível avaliar se é uma boa opção para o seu plano de emagrecimento.
A vantagem dessa dieta é que ela pode ser mais eficiente por personalizar o cardápio, de acordo com o potencial genético de cada pessoa. Assim, outro benefício é que o indivíduo que aderir a ela vai se sentir melhor como um todo em relação à sua saúde. Para tanto, é preciso saber qual é o seu perfil genético, o que pode ser feito a partir de um exame relativamente simples, feito a partir da saliva. A partir de então, é possível gerar um grande relatório com todas as informações e variantes genéticas do indivíduo, incluindo suas necessidades e seus limites.
É preciso buscar um profissional da saúde para definir o seu cardápio, já que os resultados dos exames devem ser avaliados e cruzados com inúmeros estudos já realizados. Entre o conteúdo desse laudo genético estão informações sobre como a pessoa processa gorduras, proteínas e carboidratos. Essa característica da dieta do DNA é o que vai direcioná-la, junto a outros dados, como se a pessoa é mais ou menos compulsiva, se tem facilidade ou não em adquirir peso e quais são as vitaminas de que o seu organismo precisa mais. Além disso, com o perfil genético, pode-se identificar possíveis patologias que a pessoa tem predisposição a desenvolver ao longo do tempo.
Mais informações e características da dieta do DNA
Assim como a reeducação alimentar, a dieta do DNA pode ser adotada pelo resto da vida, desde que tenha um acompanhamento médico periódico. Entre outros motivos, essa recomendação é importante porque, de tempos em tempos, o nutricionista pode observar a necessidade de mudar alguma característica da dieta do DNA.
Por enquanto, a dieta do DNA tem um custo relativamente alto, já que apenas o exame custa em média mil reais. Mas como o exame chegou ao país há poucos anos, dentro de alguns anos ele pode ter o seu preço reduzido. Além disso, a dieta do perfil genético pode ser eficiente não apenas a quem deseja emagrecer, mas também a qualquer pessoa que pretende conhecer melhor o seu organismo e o que pode fazer para qualificar a sua saúde e mesmo o que evitar para prevenir possíveis doenças.
Além dos melhores alimentos a serem ingeridos por cada pessoa, o exame de DNA vai mostrar quais os exercícios que combinam mais com cada indivíduo. Já que o emagrecimento de sucesso é aquele em que a alimentação anda de braços cruzados com a atividade física, ficará mais fácil escolher uma modalidade esportiva para realizar.